Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO ULTRASSONOGRÁFICA DA HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA ATRAVÉS DA PROTRUSÃO PROSTÁTICA INTRAVESICAL (PPI)

Objetivos

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma patologia que acomete homens em sua fase adulta e a doença consiste no aumento da glândula prostática acima dos padrões normais. Em alguns casos pode levar a protrusão prostática intravesical (PPI), cuja característica é uma hipertrofia da próstata em direção a região do assoalho pélvico e avalia o grau de protrusão em centímetros. Evidencia-se assim a protuberância da próstata até a base da bexiga, podendo causar sintomas do trato urinário e prejudicando a qualidade de vida do paciente. A HPB pode ser identificada principalmente pelo comprometimento do fluxo urinário, consequentemente, podendo evoluir para um quadro de obstrução infravesical. Tal obstrução pode ser identificada pela fluxometria urinária ou urofluxometria que é um exame desconfortável, invasivo, demorado e caro. Contudo, o exame ultrasonográfico transabdominal é uma alternativa muito mais barata e menos invasiva a qual tem espaço e importância para diagnosticar pacientes com HPB.
Revisar a técnica de aferição ultrassonográfica da protrusão prostática intravesical e a importância desse achado.

Método

Foram selecionados artigos que apresentassem imagens relacionadas à HPB. Os critérios de inclusão foram artigos em português e inglês, selecionados pelo título e resumo. O critério de exclusão foi artigos sem imagem.

Discussão e Apresentação das Imagens

A bexiga, para a correta medição prostática, deve ter volume urinário entre 100 e 200mL. A HPB é avaliada pela ultrassonografia como um aumento dos tecidos na zona de transição da próstata que comprime a uretra que diminui o fluxo urinário e, também, é avaliada pelo método de PPI, além da determinação do volume prostático. Este mede a protrusão na posição sagital e a classifica em 3 graus, variando de acordo com a medida em centímetros, tendo relação com o nível de obstrução.

Considerações Finais ou Conclusões

A US é uma ferramenta importante no diagnóstico da HPB, permitindo a avaliação do tamanho da próstata e a identificação de anormalidades. O método PPI é um dos métodos mais utilizados, permitindo uma medição relacionada ao grau obstrutivo. Com o uso combinado de ambos, é possível obter um diagnóstico mais preciso e adequado da HPB, permitindo uma melhor orientação do tratamento.

Palavras Chave

Bladder outlet obstruction; Hiperplasia prostática benigna; Benign prostatic hyperplasia; Ultrasound; Ultrasonography.

Arquivos

Área

USG Geral

Instituições

UNIVERSIDADE SANTO AMARO - São Paulo - Brasil

Autores

C O ANDRE, E M R VIOLA, F M RODRIGUES, L F F MEDEIRO, P MACCHIA, S M MIYSHIRS