Dados do Trabalho
Título
ASSOCIAÇÃO ENTRE SITUS INVERSUS TOTALIS E CARDIOPATIA COMPLEXA FETAL: RELATO DE CASO
Objetivos
O presente trabalho trata sobre o relato de um caso demostrando a associação descrita entre Situs Inversus e Dextrocardia, e cardiopatia complexa.
Descrição do Caso
J.F.S.S., 31 anos, G1P0, idade gestacional de 22 semanas e 3 dias, vem para avaliação ecográfica de rotina. Ao exame, o feto apresentava crescimento adequado, porém com inversão total das estruturas tóraco-abdominais, com coração localizado no hemitórax direito e eixo cardíaco apontado para a direita.
Diagnóstico e Discussão
A inversão de estruturas tóraco-abdominais constitui situs inversus totalis, com dextroversão cardíaca (dextrocardia com eixo cardíaco voltado para a direita). Inicialmente foram verificados alguns achados cardiológicos que, durante avaliação ecográfica mais elaborada, através do ecodopplercardiograma, se revelaram em uma cardiopatia bastante complexa que, devido à complexidade e ineditismo, inclusive com concordância venoatrial e discordância atrioventricular teve como opção a descrição individualizada de cada achado cardiológico. Tal gestação ainda está em curso, e está sendo acompanhada em setor de Medicina Fetal da região.
Considerações Finais ou Conclusões
Trata-se de um caso extremamente complexo, que vai ao encontro dos achados da literatura vigente, em que há alta associação entre situs inversus e dextrocardia, e desta, principalmente se associada à dextroversão, com cardiopatia complexa. A verdadeira incidência do situs inversus totalis permanece desconhecida, mas gira em torno de 1:2.500 a 1:20.000 nascidos vivos.
Palavras Chave
situs inversus, dextrocardia, cardiopatia, dextroversão, ecodopplercardiograma fetal.
Arquivos
Área
USG em Ginecologia e Obstetrícia
Instituições
Nexus Núcleo de Excelência em Ensino Médico - Distrito Federal - Brasil
Autores
Alexandra de Paula Oliveira, Jorge Yussef Afiune, José Paulo da Silva Netto, Emanuele Soema Santana Lessa, Lucia Pedroso Barbosa, Evaldo Trajano