Dados do Trabalho


Título

REVISÃO SISTEMÁTICA DA APLICABILIDADE DA ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL NA AVALIAÇÃO DO COLO UTERINO

Objetivos

Revisar indicações e patologias que podem ser observadas e/ou acompanhadas através de tal exame.

Método

Foi realizada uma revisão utilizando os Medical Subject Headings (MESH) “Cervix Uteri” e “Ultrasonography” e seus sinônimos nas bases de dados PubMed e Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e o check-list PRISMA, com aplicação dos critérios de elegibilidade.

Discussão e Apresentação das Imagens

12 estudos, totalizando 792 pacientes foram incluídos na revisão. As indicações da USG TV foram localização de processo inflamatório no colo uterino, determinação da regeneração após exérese de zona de transformação, identificação de pólipo e/ou malignidade, avaliar resposta do câncer cervical à radioterapia (RT), guiar coleta de citologia endocervical, e diferenciar tumores de tecido cervical saudável.

Considerações Finais ou Conclusões

A USG TV não deve ignorar a descrição do colo uterino, pois é capaz de detectar lesões cervicais malignas (tanto carcinoma invasor de colo uterino, quanto progressão de câncer endometrial para o loco) e benignas como pólipos e processos infecciosos e inflamatórios que acometem essa porção do útero e guiar a coleta de exame citológico para diagnóstico precoce.

Palavras Chave

Ultrassonografia Transvaginal; Colo do Útero; Patologias

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Autores

Antônio Gadelha da Costa, Patrícia Spara Gadelha, Isadora Melo, Lorran Lucas Ferreira Leão, Samara Ramos de Araújo, Marcos Moisés Brito Fernandes