Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS E ULTRASSONOGRÁFICOS DA PLACENTA PRÉVIA

Objetivos

A placenta prévia consiste na implantação e desenvolvimento da placenta no segmento inferior do útero, previamente ao feto. A ultrassonografia é útil para o diagnóstico anteparto dessa importante complicação obstétrica. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar os dados epidemiológicos e ultrassonográficos relacionados à placenta prévia.

Casuística e Métodos

Avaliaram-se os dados de pacientes com diagnóstico de placenta prévia. Os dados foram coletados em protocolo de pesquisa próprio e a análise estatística foi realizada utilizando-se o programa estatístico SPSS 17.0.

Resultados e Discussão

Foram diagnosticados 25 casos de placenta prévia no período avaliado. A idade média foi de 31,9±5,2 anos, sendo que 32,1% eram primíparas, portanto 67,9% eram multíparas. Das multíparas, 57,5% referiram antecedente de cesariana. O tabagismo esteve presente em 2 pacientes (8%). Todos os casos ocorreram em gestações únicas. Abortamento anterior a gestação atual foi relatado por 14 pacientes (56%). Em relação ao tipo de placenta prévia, 18 casos (72%) foram lateral, 5 casos (20%) marginal e 2 casos total (8%).

Conclusões

Os resultados permitem concluir que foram averiguados alguns dos principais fatores de risco para placenta prévia descritos na literatura, tais como idade materna avançada, multiparidade, antecedentes de cesariana e abortamento. Por outro lado, o tabagismo, fator de risco associado a risco elevado para placenta prévia, não foi expressivo em nossa amostra. Além disso, observamos que a maioria é do tipo lateral à ultrassonografia.

Palavras Chave

Ultrassonografia; Fatores de risco; placenta prévia;

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Autores

Antônio Gadelha da Costa, Patrícia Spara Gadelha, Samara Ramos de Araújo, Marcos Moisés Brito Fernandes, Giulia Di Credico Paranhos, Rodrigo Santana Leite