Dados do Trabalho


Título

DISMENORREIA MEMBRANOSA REALIZADO ULTRASSOM PÉLVICA E TRANSVAGINAL PARA CONTROLE: UM RELATO DE CASO

Objetivos

A dismenorreia membranosa (DM) é uma subclassificação da dismenorreia, definida por dor pélvica associada à eliminação vaginal de material elástico ou membranoso, sendo pouco citada nos livros de ginecologia. Ve-se a necessidade na descrição de novos casos, visando melhor compreensão da patologia.

Descrição do Caso

Mulher de 51 anos apresentando dor pélvica há 2 anos, com história de irregularidade menstrual e atendimentos para controle de dores. Relata início menstrual com sangramento genital de início no dia 5 junho e duração até 28 julho. Nesse período, fez uso de 28 comprimidos de ACO 75 mcg de gestodeno e 30 mcg de etinilestradiol. No segundo dia após a interrupção, apresentou quadro de dor pélvica intensa, cessada após expelir uma quantidade moderada de sangue com coágulos e material heterogêneo por via vaginal, sendo enviado para histopatologia com resultado compatível a DM. Foi solicitado ultrassonografia (US) pélvica transvaginal com seguintes achados: útero aumentado, sinais de endometriose profunda, eco endometrial de ecogenicidade uniforme com linha média linear e espessura endometrial de 0,6 cm, nódulos miomatosos intramurais e sinais de adenomiose.

Diagnóstico e Discussão

No caso apresentado, atentamos a combinação da eliminação do endométrio ao uso de anticoncepcional hormonal. Porém vale relatar que o uso se deu como tentativa de controle ao sangramento em uma única cartela. A DM segue como enfermidade pouco descrita, estudos tentam justificar sua causa ao uso de terapias hormonais porém essa afirmação não se sustenta devido a relato de casos onde não foram utilizadas tais terapias. Após a resolução do caso observamos na ultrassonografia pélvica o endométrio dentro da normalidade. Em um cenário ideal a solicitação de uma ultrassonografia ao início do quadro clínico para efeito comparativo ao controle do caso.

Considerações Finais ou Conclusões

Conclui-se que este relato de caso evidencia um episódio típico de DM com presença de dismenorréia e expulsão vaginal de tecido membranoso, tendo diagnóstico confirmado por exame histopatológico e realizado US pélvica transvaginal para controle. Esta publicação faz-se importante devido à escassez de dados, os quais são de grande valia para um adequado diagnóstico e tratamento de pacientes afetados com tal patologia.

Palavras Chave

Dismenorreia; Dismenorreia Membranosa; Ultrassonografia pélvica;

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Autores

RODRIGO ARAUJO AMORIM , ADRIANO LUCENA JAMBO CANTARELLI, RAFAEL AMORIM JAMBO CANTARELLI, LUCIANO LUCENA JAMBO CANTARELLI, RAFAEL PEIXOTO LIMA DIAS, GUSTAVO JAMBO CANTARELLI