Dados do Trabalho


Título

A UTILIZAÇÃO DA ULTRASSONOGRAFIA POINT OF CARE NO ATENDIMENTO DE PACIENTE COM ABDOME AGUDO NA EMERGÊNCIA: RELATO DE CASO

Objetivos

O uso da ultrassonografia (USG) pelo médico no momento do exame físico é denominado USG “point of care” (POCUS). A POCUS permite obter informações clínicas importantes para o manejo do paciente e é utilizada em diversas especialidades médicas, com destaque para medicina de emergência. Esta publicação apresenta um relato de caso em que a POCUS foi importante na avaliação clínica, diagnóstico e tomada de decisão.

Descrição do Caso

Paciente, 77 anos, sexo masculino, buscou pronto atendimento com acompanhante que relatou história de múltiplos episódios de êmese, associado a dor abdominal difusa há 5 dias, com piora da dor e distensão há 2 dias. Em consulta apresentou-se sonolento e em uso de sonda nasogástrica colocada em outro serviço que recorreu há 2 dias, drenando líquido verde escurecido. Ao exame físico, abdome distendido, hipertimpânico, doloroso à palpação difusamente. Realizou-se POCUS que demonstrou grande quantidade de gás em alças intestinais, líquido livre em janela pélvica, estômago com grande volume de conteúdo líquido e presença de SNG mal posicionada, veia cava inferior de pequeno diâmetro, colabando com a respiração. Dados compatíveis com paciente de estômago cheio, hipovolêmico/desidratado, e sugerindo abdome agudo obstrutivo. Paciente foi para UTI e recebeu medidas para otimização clínica. No dia seguinte realizou-se nova POCUS com achados de fluidorresponsividade e obstrução intestinal alta. Após 1 dia, foi realizada laparotomia exploradora que identificou várias aderências em delgado, com torção, confirmando a suspeita diagnóstica.

Diagnóstico e Discussão

Este relato de caso ratifica que a POCUS pode auxiliar o médico emergencista no manejo do paciente com suspeita de abdome agudo, a partir da extensão do exame físico com a USG, visto que favoreceu avaliação clínica do paciente e, além de ter sido usada para investigação diagnóstica, orientou tomadas de decisão que proporcionaram melhora do status fisiológico, avaliação pré-anestésica e condições clínicas favoráveis para abordagem cirúrgica.

Considerações Finais ou Conclusões

Conclui-se que a POCUS é uma útil ferramenta no serviço de emergência, pois auxilia a avaliação clínica, diagnóstico, tomadas de decisão, e pode ser utilizada como parâmetro comparativo ao longo das evoluções diárias, além de ser rápida e não invasiva.

Palavras Chave

"ultrassonografia" "point of care" "emergência" "abdome agudo" "pocus"

Arquivos

Área

Point-of-care

Autores

Rafael Peixoto Lima Dias, Paloma Silva Santana, Laís Virgínia de Lima Silva, Letícia Holanda Pessoa Almeida, André Luis Ramires Seabra, Alessandro Henrique Pessoa Almeida