Dados do Trabalho


Título

Formação do Ultrassonografista

Objetivos

Este trabalho tem objetivo mostrar como está a atuação médica na ultrassonografia (US) e nos permitir fazer uma proposta de como formar um ultrassonografista geral em áreas médicas especializadas.

Casuística e Métodos

Foi realizada uma pesquisa por parte da FATESA em 2017, época em que se estimava que tínhamos 79 mil ultrassonografistas no mercado brasileiro.
Diante desses dados fizemos um questionário que foi validado por 864 médicos que fazem ultrassom. O questionário constava das seguintes perguntas:
Região de trabalho? Por que escolheu ser ultrassonografista? Há quanto tempo faz US?; Possui títulos de especialista?;Qual a sua formação em US?; Acredita que para atuar em uma subárea de atuação em US é necessário uma especialização adicional? E qual o tempo que acredita ser necessário para a formação de um profissional médico em US?

Resultados e Discussão

Nota-se pelo questionário que a maior parte dos médicos são da área sudeste, tanto pela sua densidade demográfica como também por ser um polo tecnológico e de ensino. A maioria faz US por aptidão, por ser um exame de alta demanda e fácil diagnóstico, gerando boas oportunidades de trabalho e um melhor estilo de vida. No entanto, com base nos próximos gráficos, constatou-se ser necessário uma especialização por parte dos ultrassonografistas, já que os mesmos, em grande parte, não possuíam nenhuma área de especialização e nem carga horária suficiente para uma boa aptidão.

Conclusões

A preparação de um ultrassonografista geral deve ter dois anos de formação de capacitação, com programa previamente estabelecido, onde permite ao médico ultrassonografista, não só fazer atuação em US na área ambulatorial, como hospitalar, e tendo uma formação prática que permita que realize a prova de avaliação e demonstre seu notório saber. Também permitir que aos médicos ultrassonografistas, que atuam há mais de quatro anos, apresentados por dois membros capacitados em ultrassonografia que possam autorizar o médico a fazer a prova de capacitação. Já em uma especialidade, como área de atuação, o profissional teria que ter um título de reconhecimento nessa especialidade, pós graduação Lato Sensu nesta área e ser apresentado por um médico capacitado em US para validar que está atuando mais de 1 ano.

Palavras Chave

Ultrassonografia, Capacitação, Especialização, Extensão, Atuação

Arquivos

Área

USG Geral

Instituições

FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAÚDE - FATESA - São Paulo - Brasil

Autores

Fernando Marum Mauad, Augusto Cesar Garcia Saab Benedeti, Yuji Matsui, Rui Gilberto Ferreira, Francisco Mauad Filho