26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

CONTRIBUIÇÃO DA ULTRASSONOGRAFIA NO DIAGNÓSTICO DAS LESÕES CUTÂNEAS VASCULARES TUMORAIS EM CRIANÇAS

Objetivos

Avaliar imagens ultrassonográficas de tumores cutâneos vasculares em crianças.

Método

Trata-se de revisão narrativa da literatura, com coletânea de imagens de artigos em inglês publicados nos últimos 10 anos, através da estratégia de busca “((Skin Diseases) OR (Skin Abnormalities) OR (Skin and Connective Tissue Diseases) OR (Skin Neoplasms) OR (Neoplasms, Adnexal and Skin Appendage)) AND (ultrasound OR ultrasonography)”, realizada no PubMed. Selecionou-se os artigos que estava de acordo com o objetivo desse estudo.

Discussão e Apresentação das Imagens

O hemangioma infantil durante a fase proliferativa se mostra na US como uma massa bem definida no tecido subcutâneo. Tem ecogenicidade variável e o Doppler colorido mostra aumento do fluxo vascular interno. Após atingir seu tamanho máximo, o hemangioma entra na fase involutiva, caracterizada pela diminuição do tamanho, aumento da ecogenicidade e diminuição do fluxo vascular interno. Ao nascer, é mais comum observar a presença de hemangiomas congênitos, porém são relativamente raros. Na US, frequentemente mostra ecogenicidade não homogênea com vasos intralesionais relativamente grandes. O hemangioma capilar lobular é uma lesão vascular cutânea de crescimento rápido com sangramento, comum em pacientes com mais de 6 meses. Na US, eles tendem a serem a ser pequenos em tamanho, hipoecogênicos e mostram aumento do fluxo vascular com alta velocidade no Doppler colorido. O hemangioendotelioma kaposiforme é uma neoplasia vascular localmente agressiva com padrão de crescimento infiltrativo. Na US, apresenta-se como uma lesão heterogênea, mal definida, que pode ser focal ou difusa, confinada à gordura subcutânea ou envolvendo todos os planos de partes moles.

Considerações Finais ou Conclusões

Ao analisar os tipos de tumores vasculares, foi possível identificar que a ultrassonografia é muito importante na detecção de doenças. Aliado ao exame físico e a clínica ele é capaz de fornecer um diagnóstico específico e identificar se existe a necessidade de realizar mais exames complementares, contribuindo, portanto, com melhor conduta e evolução em crianças.

Palavras Chave

Ultrassonografia, Dermatologia, Tumores vasculares

Arquivos

Área

USG Geral

Instituições

Universidade Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Maria Alice S Rezende, Bianca O Amorim, Giselle Goes