Dados do Trabalho
Título
AQUISIÇÃO VOLUMÉTRICA DO PLEXO CORÓIDE NO EXAME MORFOLÓGICO DE PRIMEIRO TRIMESTRE
Objetivos
Estabelecer o padrão de normalidade no final do primeiro trimestre
Casuística e Métodos
Durante o período de julho de 2021 a novembro de 2021 foram avaliados 100 pacientes no primeiro trimestre entre 11 semanas e 13 semanas e 6 dias. Somente foram selecionadas as pacientes de gestação única, de fetos que apresentavam morfologia normal que evoluíram até o termo. Todos os exames foram realizados o Hera W9, a partir do transdutor convexo multivolumétrico por via abdominal. A aquisição do plexo coróide foi pelo método VOCAL em plano axial do polo cefálico através do modo manual a partir de seis medidas do limite da imagem. Frente a identificação inadequada, era procedido outra aquisição, no máximo 2 tentativas. As idades foram agrupadas em 3 grupos de 11 a 12 semanas; de 12 e 1 dia a 13; e de 13 e 1 dia a 14 semanas.
Resultados e Discussão
Resultados: Em estudo prospectivo, foram analisadas as medidas do plexo coróide de 100 gestantes selecionadas a partir dos critérios de inclusão. Em 12 casos houve necessidade de uma nova aquisição. De 11 a 12 semanas o volume médio foi de 0,45ml (0,35ml a 0,56ml) de 12 e 1 dia a 13 o volume de 0,52ml (0,46ml a 0,60ml) e de 13 e 1 dia a 14 semanas de 0,59ml (0,51ml a 0,72ml).
Discussão: Não há relatos sobre a evolução do plexo coróide durante este período, embora este crescimento linear seja esperado pe o crescimento do próprio polo cefálico. Durante o estudo, foram observados 6 intercorrências do sistema nervoso central , todos apresentavam o volume menor que a média. Porém, foram observados 2 casos com medidas abaixo da média, que evoluíram sem intercorrências.
Conclusões
A avaliação do volume do plexo coróide pelo método VOCAL foi tecnicamente simples e rápida. Foi possível observar um padrão de crescimento do volume desta estrutura no final do primeiro trimestre.
Palavras Chave
Plexo Coroide; Gravidez; Ultrassonografia Fetal
Arquivos
Área
USG em Ginecologia e Obstetrícia
Instituições
UNIMEF - São Paulo - Brasil
Autores
Daniela Oliveira Aragão Salim, Nathalia Spandl Falqueto, Pedro Henrique Fonseca Menegatti, Ana Leticia S. Pontes, Bruna R Azadinho, Mauricio Saito