26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

ARTÉRIA UMBILICAL ÚNICA E SUA RELAÇÃO COM CRESCIMENTO INTRAUTERINO RESTRITO

Objetivos

a artéria umbilical única (AUU) é considerada uma alteração rara associada a um maior risco de anormalidades cromossômicas e estruturais. Nosso objetivo foi relatar um caso de associação entre AUU e crescimento intrauterino restrito (CIUR).

Descrição do Caso

a gestante apresentava 27 anos e estava em sua primeira gestação. Ela veio encaminhada com 14 semanas de gravidez por suspeita de CIUR. Referia história de tabagismo (fumava uma média de 4 cigarros/dia). Suas sorologias para STORCH foram todas negativas. O rastreio de primeiro trimestre havia sido normal (a medida da translucência nucal foi de 1,5 mm). O ultrassom, realizado com 21 semanas, mostrou uma morfologia fetal normal. O peso estimado encontrava-se no percentil 10. A ecocardiografia fetal foi normal. Não se conseguiu realizar a cariotipagem fetal. O ultrassom, realizado com 36 semanas, evidenciou um perfil biofísico fetal de 8/8. A resistência das artérias uterinas era normal. Neste exame identificou-se a AUU. A resistência na artéria umbilical era de 0,67. O peso fetal estimado era de 2084 gramas (próximo ao percentil 10), sendo que a medida da circunferência abdominal encontrava-se no percentil 10. O exame ecográfico com 38 semanas mostrou um peso estimado de 2368 gramas (próximo ao percentil 5) e uma circunferência abdominal no percentil 5. A criança, uma menina, nasceu de parto cesáreo, com 39 semanas de gestação, pesando 2270 gramas e com escores de Apgar de 9/10. Ela não era dismórfica/sindrômica e evoluiu clinicamente bem.

Diagnóstico e Discussão

segundo a literatura, fetos portadores de AUU, mesmo isolada, encontram-se em risco para eventos adversos, como o CIUR, como observado em nosso caso.

Considerações Finais ou Conclusões

assim, uma maior vigilância deveria ser adotada em gestações de fetos portadores de AUU. Uma recomendação seria a realização de medidas de crescimento seriadas.

Palavras Chave

Artéria Umbilical Única; Retardo do Crescimento Fetal; Ultrassonografia Pré-Natal

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Autores

Jorge Alberto Bianchi Telles , André Campos Cunha, Daniel Akio Yamada , Isadora Schneider Ludwig , Jaquelina Gomes Rosa , Rafael Fabiano Machado Rosa