26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico de fenda palatina por ressonância magnética: Aplicabilidade no diagnóstico complementar em medicina fetal – Relato de caso.

Objetivos

Demonstrar em um relato de caso, os principais sinais radiológicos na Ressonância magnética no diagnóstico da fenda palatina intra útero e correlacionar com achados US. Vamos demonstrar ainda o protocolo de RM especifico para esse tipo de malformação.

Descrição do Caso

Relato de um caso em que foi possível com o uso da ressonância magnética na medicina fetal, complementar o diagnóstico de fenda palatina do feto de 30 semanas.
Foram realizadas as sequências específicas para a face do feto, destacando-se a hipoplasia e retração mandibular, solução de continuidade do palato anterior à esquerda, com profundidade de 0,2 cm e largura de 0,4 cm, estendendo-se desde o osso maxilar, sem continuidade com a pele e aparente aumento discreto da distância interorbitária.

Diagnóstico e Discussão

As fissuras orofaciais, são anomalias crânio faciais de caráter congênito de grande predominância na população, dependendo de sexo e etnia, somam por volta de 1,5 casos a cada 1.000 bebês nascidos vivos. Seu diagnóstico através dos exames de imagem é de grande importância, para o aconselhamento pré natal, planejamento neonatal e obstétrico do bebê, assim como o preparo psicológico dos pais e equipe que irá realizar o parto. A ressonância magnética fetal vem sendo usada desde 1983 e já tem um papel bem estabelecido no diagnóstico de diversas mal formações fetais.

Considerações Finais ou Conclusões

Com o avanço de novas técnicas e protocolos físicos de ressonância obstétrica, atualmente é possível obter imagens com melhor qualidade e em menor tempo, reduzindo dessa forma os artefatos de movimento por parte dos fetos. Nos dias atuais, podemos considerar a ressonância magnética fetal um excelente exame para complementação diagnóstica de patologias evidenciadas nos estudos ultrassonográficos.

Palavras Chave

Fenda Palatina, RM, malformação orofacial, US

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Instituições

Laboratório Femme - São Paulo - Brasil

Autores

Michele Mendonça, Renato Panerari, Decio Roveda Junior, Silvio Shiguetomi, Roberto Cardoso, Viviane Vieira Francisco Habib