Dados do Trabalho
Título
Sinais radiológicos da vasa prévia e inserção velamentosa de cordão na Ressonância Magnética.
Introdução e Objetivos
INTRODUÇÂO: A Placenta Prévia é a principal causa de mortalidade materna e fetal, devido as volumosas hemorragias durante o parto. Associado a isso podemos encontrar a vasa prévia e as inserções velamentosas de cordão umbilical que podem trazer sérias complicações na hora do trabalho de parto.
OBJETIVO: Descrever e demonstrar alguns sinais radiológicos no diagnóstico de vasa prévia e inserção anômala do cordão na Ressonância Magnética (RM) .
Casuística e Métodos
CASUÍSTICA E MÉTODOS: : Estudo retrospectivo realizado no Laboratório Femme de pacientes encaminhadas com suspeita clínica de acretismo placentário. A idade gestacional variou de 20 a 37 semanas. Os exames foram realizados com o equipamento MR Aera Siemens, adquiridas sequências HASTE, TURBO FISP nos planos axial, sagital e coronal e Gradient echo , VIBE (GRE) e sequencias de difusão no melhor plano de aquisição da placenta e do colo. A análise das imagens foi realizada por um radiologista com 18 anos de experiência no estudo da RM placentária (VVFH).
Descrição das Imagens, Comentários e/ou Discussão
RESULTADOS: Os principais sinais encontrados na RM foram: Vasos calibrosos em topografia segmentar intra amniótica, trajeto anômalo de vasos na região segmentar e inserção lateral adjacente à placenta (velamentosa) .
Considerações Finais ou Conclusões
CONCLUSÃO: A RM pode ser útil na identificação de cordão umbilical anômalo, na avaliação da vasa prévia e na diferenciação dessas duas patologias. É essencial conheçer e identificar os sinais sugestivos de vasa prévia e inserção de cordão velamentosa para uma programação de parto mais segura.
Palavras Chave
Vasa prévia, Placenta, Cordão umbilical; Ressonância Magnética, RM.
Arquivos
Área
USG em Ginecologia e Obstetrícia
Instituições
Laboratório Femme - São Paulo - Brasil
Autores
VIVIANE VIEIRA FRANCISCO HABIB, Michele Mendonça, Amanda Lopes Teixeira, Renata Lopes Ribeiro, Leonardo Souza Piber, Roberto Cardoso