Dados do Trabalho
Título
DOCUMENTAÇÃO ULTRASSONOGRÁFICA DE ALTA FREQUÊNCIA E POWER DOPPLER DO GRANULOMA PIOGÊNICO (HEMANGIOMA CAPILAR LOBULAR).
Objetivos
Granuloma piogênico ou hemangioma capilar lobular, é um tumor vascular comum, adquirido e benigno. Resulta de um desequilíbrio de fatores pró e anti-angiogênicos, após traumas, medicamentos, infecções e malformações vasculares preexistentes, além de fatores hormonais associados.
Descrição do Caso
Homem, 83 anos, submetido a exérese de carcinoma espinocelular bem diferenciado, na ponta nasal. Após 5 meses do procedimento, houve crescimento de nodulação exofítica e pulsátil no local da cicatriz. Durante o período, apresentou um episódio de sangramento exuberante da lesão. Realizado Ultrassom de Alta Frequência (USAF) com a hipótese diagnóstica de granuloma piogênico. O exame demonstrou nodulação subepidérmica bem definida, hipoecogênica, com áreas de hiperecogenicidade de permeio; Doppler evidenciou massa nodular altamente vascularizada, com grande vaso arterial no interior da nodulação. Paciente foi submetido a shaving da lesão com eletrocoagulação da base. Procedimento sem intercorrências e sem evidência de recidiva até o momento.
Diagnóstico e Discussão
O diagnóstico do granuloma piogênico pode ser realizado pela clínica. Inicia como pápula eritematosa de crescimento exofítico variável, em semanas ou meses. A superfície costuma ser friável e apresentar sangramentos esporádicos. A histologia demonstra agregados lobulares de vasos capilares, com cada lóbulo contendo um vaso alimentador central. Em alguns casos, o USAF pode auxiliar no diagnóstico além de programar a melhor terapêutica. Os achados típicos são de massa bem delimitada, hipoecogênica, altamente vascularizada.
Considerações Finais ou Conclusões
Essas lesões não têm potencial maligno. No entanto, como não regridem espontaneamente e podem sangrar, ulcerar ou serem cosmeticamente desfigurantes, podem necessitar de tratamento. A ressecção parcial por shaving ou curetagem pode levar a recorrência no futuro; portanto, a excisão primária completa é preferida.
Palavras Chave
granuloma piogênico; ultrassom de alta frequência; ultrassom dermatológico; lesões vasculares; Power Doppler.
Arquivos
Área
USG Geral
Autores
Mariana Lopes Ferrari, Evelyn Freitas Rodrigues, Thais Feres Moreira Lima, André Luiz Simião, Antônio Gomes Neto, Paula Tavares Colpas