26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Regulamento para Submissão de Trabalhos Científicos


Data limite para envio de trabalhos: 10/09/2022

É com grande satisfação que anunciamos o Regulamento para Submissão de Trabalhos Científicos a serem apresentados no 26º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS e do 18º. Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL.

Datas importantes:

Limite para envio de resumos e apresentação em arquivo PowerPoint 30/09/2022
Prazo de avaliação dos trabalhos científicos 03/10/2022
Prazo de recebimento do comunicado-convite, via e-mail, para as apresentações orais (Temas Livres) 04/10/2022
26º Congresso Brasileiro da SBUS 26 a 29/10/2022

Da submissão de trabalhos científicos:

1. Ler atentamente o regulamento na íntegra.

2. Os trabalhos científicos serão submetidos por meio de resumos estruturados e arquivo da apresentação em PowerPoint, na área logada do congressista.

3. Os trabalhos que não estiverem de acordo com o regulamento serão reprovados (excluídos).

4. Preencher a ficha de inscrição, efetuar o pagamento com antecedência e fazer a submissão dos trabalhos, até o dia 20/08/2022, às 23h59m (horário oficial de Brasília, Brasil).

5. Não serão aceitas submissões de trabalhos por outro meio que não seja o sistema supracitado.

6. Limite máximo de 6 autores por trabalho.

7. Há limite de até 10 resumos de um mesmo autor ou co-autor, sendo controlado pelo CPF.

8. A submissão dos trabalhos deverá ser realizada por um autor inscrito no Congresso, autor responsável pela inscrição, que deve informar seus dados pessoais para cadastro e contato. Este autor se compromete a repassar as informações aos demais autores, além de acompanhar, via e-mail e sítio eletrônico da SBUS, demais informes.

9. As comunicações relacionadas ao trabalho científico serão feitas através do e-mail registrado na inscrição.

10. No momento da inscrição deverá ser designado o apresentador, que pode não ser o autor responsável.

11. Dúvidas podem ser dirigidas através do e-mail congresso@sbus.org.br.

12. O trabalho científico não poderá ser editado após o envio.

13. O trabalho científico poderá ter submissão cancelada ou alterada, pelo autor responsável, até o dia 20/08/2022, às 23h59m (horário oficial de Brasília, Brasil), por meio do sistema de submissão de trabalhos científicos.

14. Ao submeter um trabalho científico no sistema, os autores assumem o compromisso de apresentá-lo, se aprovado, e de cumprir o regulamento na íntegra. Não é possível a troca dos arquivos após envio ao Congresso da SBUS-2022.

Das áreas de estudo:

1. Os trabalhos científicos poderão ser inscritos no congresso caso se enquadrem em uma das seguintes áreas de estudo:

  1. Ultrassonografia Geral
  2. Ultrassonografia em Medicina Interna
  3. Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia
  4. Ultrassonografia Pediátrica
  5. Ultrassonografia Vascular
  6. Ultrassonografia Musculoesquelética
  7. Point-of-care para médicos
  8. Ensino em Ultrassonografia
  9. Outras áreas de interesse relacionadas à Ultrassonografia diagnóstica, tais como Bioética e Gestão em Saúde.

Dos tipos de estudos:

1. Por ocasião da submissão, o estudo deve ser classificado em um dos tipos abaixo:

  1. Trabalho Original
  2. Ensaio Pictórico
  3. Relato de Caso
  4. Revisão de Literatura

2. Trabalho Original: pesquisa científica original, com metodologia reprodutível por outros pesquisadores, além da apresentação estatística (descritiva e/ou analítica) dos resultados.

3. Ensaio Pictórico: ou ensaio iconográfico, trabalho científico baseado em imagens e legendas. As imagens devem ser originais, de propriedade dos autores, fruto do seu trabalho cotidiano. Não serão aceitos ensaios pictóricos com imagens de publicações de outros autores.

4. Relato de Caso: trabalho com descrição de caso de interesse científico, caracterizado pela raridade. Acompanha revisão da literatura.

5. Revisão de Literatura: pesquisa científica que se caracteriza pela compilação de dados e comparação de resultados de um conjunto de estudos e autores sobre determinado assunto ou tema, levando à reflexão e promovendo o ensino através da discussão. Em se tratando de Ultrassonografia, sugere-se incluir imagens e legendas de maneira a ilustrar adequadamente a revisão.

6. Cada tipo de estudo deve seguir a sua respectiva estruturação.

7. Vale lembrar que todos os trabalhos devem acima de tudo objetivar o avanço das Ciências da Saúde, a educação complementar e continuada de especialistas.

Do resumo:

1. O título deve vir em negrito, em fonte 12 e em caixa alta.

2. Os nomes dos autores devem vir na seguinte ordem: sobrenome em letras maiúsculas, seguido pelas iniciais dos demais nomes, como no exemplo:
João da Silva Souza; Lucio Oliveira Almeida, que devem ser grafado como SOUZA, J.S.; ALMEIDA, L.O.

3. Os textos devem ser redigidos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, sem recuo no parágrafo.

4. O resumo do trabalho científico deve conter no máximo 350 palavras.

5. Trabalho Original:

  1. Introdução e Objetivos;
  2. Casuística e Métodos;
  3. Resultados e Discussão;
  4. Conclusões.

6. Ensaio Pictórico:

  1. Introdução e Objetivos;
  2. Casuística e Métodos;
  3. Descrição das Imagens, Comentários e/ou Discussão;
  4. Considerações Finais ou Conclusões.

7. Relato de Caso:

  1. Introdução e Objetivos;
  2. Descrição do Caso;
  3. Diagnóstico e Discussão;
  4. Considerações Finais ou Conclusões.

8. Revisão de Literatura:

  1. Introdução e Objetivos;
  2. Método;
  3. Discussão e Apresentação das Imagens;
  4. Considerações Finais ou Conclusões.

9. Os trabalhos com registro junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde) devem mencionar o número do registro no item “b” das estruturações acima.

10. As palavras que possam ser abreviadas devem assim ser após uma primeira aparição no texto, com a respectiva abreviatura entre parênteses. Exemplos: Ultrassonografia (US).

11. Não utilizar negrito, itálico, maiúsculas, etc. para enfatizar palavras no texto do resumo.

12. Não são permitidos gráficos, tabelas ou imagens no resumo.

13. Logo após o resumo devem ser listadas até 5 palavras-chave, conforme os Descritores em Ciências da Saúde (http://decs.bvs.br/).

14. Não é necessário realizar a citação no momento da submissão do resumo.

15. Os trabalhos que não sejam relacionados à Ultrassonografia e/ou que não estejam de acordo com o regulamento serão reprovados.

16. No resumo e na apresentação digital é expressamente proibida a identificação de pacientes em exames.

Da apresentação:

Clique aqui para baixar o template modelo

1. Todos os trabalhos aprovados serão apresentados como Poster Digital (em ambiente virtual do Congresso), gerados em PowerPoint e enviados em formato PDF no momento da inscrição, no sítio eletrônico do Congresso.

2. O Poster Digital deve ser estruturado (como o resumo), conter no máximo 15 slides, e deve ser enviado juntamente com o resumo.

3. As Referências Bibliográficas são obrigatórias e devem ser citadas apenas na Poster Digital em padrão Vancouver. Sugere-se até 5 referências principais.

4. É obrigatório o uso do template do 26º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS e do 18º Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL de 2022, disponível site.

5. É necessário citar a fonte quando as ilustrações utilizadas não forem originais.

6. Os trabalhos que se destacaram na avaliação serão convidados para apresentação oral em até 7 minutos, formato de Tema Livre presencial, durante o Congresso.

7. O apresentador deverá usar o mesmo arquivo enviado no momento da inscrição. Eventuais mudanças não devem alterar a essência da produção científica, sob pena de cancelamento de inscrição.

8. O responsável pelo trabalho científico será notificado por e-mail.

9. As instruções sobre a apresentação oral (incluindo data e horário) serão enviadas por e-mail no dia 23/09/2022.

10. Caso o trabalho científico seja selecionado para apresentação como Tema Livre no Congresso, e os autores não possam apresentá-lo, este fato deve ser comunicado (até 30/09/2022) à Comissão de Trabalhos Científicos do Congresso através do e-mail congresso@sbus.org.br. Neste caso, o trabalho segue sendo apresentado como poster digital e não será desclassificado.

Julgamento dos trabalhos:

1. Os trabalhos serão avaliados e selecionados pela Comissão Avaliadora, composta pela Comissão de Trabalhos Científicos, que eventualmente poderá ser auxiliada por médicos de indubitável saber;

2. Os seguintes critérios serão levados em consideração:

  1. Importância do trabalho no cenário científico brasileiro;
  2. Originalidade, contribuição para o avanço da ciência, domínio técnico dos métodos propostos;
  3. Conflito de interesse.

3. A aprovação do seu trabalho será comunicada via e-mail do autor que efetuou a inscrição dos trabalhos.

4. Os trabalhos aprovados receberão certificado.

5. As despesas associadas à submissão e à apresentação do trabalho no evento serão de responsabilidade do(s) autor(es).

6. Os melhores trabalhos, serão convidados (via e-mail até dia 23/09/2022) para apresentação oral (Tema Livre), ocasião em que serão informadas as normas de apresentação, data e horário.

7. Os trabalhos premiados podem ser publicados no sítio eletrônico da SBUS.

8. A SBUS premiará, com certificado, o primeiro, segundo e terceiro lugares.

Certificação:

1. O certificado de apresentação do trabalho será fornecido exclusivamente em versão digital no sítio eletrônico (área do congressista) sbus.org.br até 30 dias após a realização do evento. Não será fornecido certificado impresso.

2. Os trabalhos aprovados receberão apenas 01 (um) certificado (disponível na área do congressista).

Divulgação após o congresso:

1. Após o Congresso da SBUS-2022, o painel digital (gerados em PowerPoint e enviados em formato PDF) poderá ser divulgado no sítio eletrônico da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. Os autores devem estar cientes deste modo de apresentação posterior ao Congresso da SBUS-2022.

2. Os Anais do 26º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS e do 18º Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL de 2022 serão publicados na Revista Brasileira de Ultrassonografia (ISSN: 1679-8953).

3. À submissão, os autores declaram concordar com as normas deste regulamento.

4. Casos omissos neste regulamento serão dirimidos pela Comissão de Temas Livres do 26º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS e do 18º Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL de 2022.

São Paulo, 27 de Junho de 2022.
Comissão de Trabalhos Científicos do 26º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS e do 18º Congresso Internacional de Ultrassonografia da FISUSAL

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