Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE ABDOMINAL - ACHADOS ULTRASSONOGRÁFICOS E REPERCUSSÕES CLÍNICAS: REVISÃO NARRATIVA

Objetivos

A tuberculose (TB) é uma das doenças transmissíveis mais letais do mundo. Em 2015, a prevalência da TB no Brasil se encontrava em 33 casos a cada 100.000 habitantes, apresentando uma mortalidade pela infecção de 39,9%¹. As duas grandes apresentações da TB abdominal são a peritonite tuberculosa e a tuberculose gastroinstestinal². O presente estudo tem como objetivo de caráter descritivo revisar, identificar e caracterizar os principais achados imaginológicos na ocorrência de tuberculose abdominal e seu impacto na clínica do paciente.

Método

Revisão narrativa da literatura com enfoque na coletânea de imagens radiológicas para identificação da morfologia anatômica e suas alterações na tuberculose abdominal, realizada nas bases de dados PubMed, Scielo, e LILACS, entre os anos 2018 a 2023, com descritores: “ultrasonography”, “abdominal” e “tuberculosis”. Entre os critérios de inclusão, foram utilizados artigos disponíveis integralmente, contemplando a temática pesquisada, possuindo imagens que contemplem o objetivo pesquisado.

Discussão e Apresentação das Imagens

Os estudos analisados demonstram alterações presentes na ultrassonografia da TB abdominal²,4, como ascite (presente em 73% dos casos), hepatomegalia, esplenomegalia, linfadenopatia, massas de tecido mole, espessamento peritoneal, omental e da parede intestinal², alterações estas intimamente relacionadas aos sintomas da TB abdominal, sendo os mais frequentes: dor abdominal, febre, perda de peso, diarreia e constipação. A literatura disponível discute um estudo que identificou a sensibilidade e especificidade do diagnóstico de TB abdominal por meio da ultrassonografia em 63% e 68%, respectivamente². A ultrassonografia possui importante fator diagnóstico ao possibilitar punções guiadas das lesões presentes na TB abdominal3.

Considerações Finais ou Conclusões

Em conclusão, a tuberculose abdominal se apresenta como uma importante patologia em certas partes do mundo, possuindo sinais ultrassonográficos que auxiliam o seu diagnóstico e repercussões, embora seus achados sejam não específicos.

Palavras Chave

Ultrassonografia, tuberculose abdominal, Tuberculose Gastrointestinal, Peritonite Tuberculosa.

Arquivos

Área

USG Geral

Autores

E B TOLENTINO, V A SEGALA, M B MARCONDES, L S PIBER, L T S ETO