Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DA ULTRASSONOGRAFIA NO DIAGNÓSTICO DE BUMPS CORIÔNICOS

Objetivos

INTRODUÇÃO: Bump Coriônico é a terminologia adotada para realizar a descrição do achado ultrassonográfico de uma coleção anecóica no interior do córion frondoso, fazendo uma protusão de caráter polipoide para a cavidade coriônica, que ganha evidência após o início da sétima semana gestacional. Apesar da etologia dos Bumps não ser conhecida, admite-se que se trata de um hematoma infiltrativo no córion, distinguindo-se de um hematoma subcoriônico. A literatura tem descrito que essa alteração tem aumentado o risco de abortos espontâneos. Isso faz com que o seu reconhecimento e diagnóstico sejam essenciais e o manejo individualizado. A ultrassonografia é o método de escolha para esse fim. OBJETIVO: Revisar, estudar e analisar o diagnóstico ultrassonográfico dos Bumps Coriônicos.

Método

Trata-se de uma revisão narrativa com ênfase na coletânea de imagens a partir da base de dados PubMed. Buscaram-se os descritores “Chorionic bumps”, “ultrassound”, “Diagnostic imaging”. Estudos em inglês publicados nos últimos 10 anos foram analisados.

Discussão e Apresentação das Imagens

As informações na literatura sobre os Bumps Coriônicos inferem prevalência descrita de 0,7% e uma taxa de nascidos vivos em torno de 47%. Acredita-se que a fisiopatologia desse evento se relaciona com o que pode ser visualizado na ultrassonografia (US). Aponta-se que ele seja resultado de uma hemorragia no interior do trofoflasto no qual há um sangramento na parte embrionária da placenta, local em que o extravasamento sanguíneo é limitado, ocasionando um pronunciamento sanguíneo para dentro do saco gestacional. Na US de primeiro trimestre, o Bump Coriônico demonstra-se imagiologicamente ecogênico, de forma convexa e focal. Ele surge a partir da decídua do córion no saco gestacional no primeiro trimestre. Entre a sétima e a oitava semana da gestação, é possível visualizar os Bumps na parte mais espessado do córion frondoso.

Considerações Finais ou Conclusões

A ultrassonografia é o método mais frequentemente utilizado como diagnóstico dos Bumps Coriônicos e é considerado o padrão-ouro de diagnóstico pela sua alta capacidade de visualização assim que a alteração é formada, possibilitando o manejo clínico em tempo hábil.

Palavras Chave

Bump Coriônico; Ultrassonografia; Diagnóstico por Imagem.

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Autores

J V G ROSA, J A V SANTOS, L S PIBER