Dados do Trabalho


Título

GRAVIDEZ EM CICATRIZ DE CESÁREA E ACRETISMO PLACENTÁRIO, UM RELATO DE CASO

Objetivos

A gravidez em cicatriz de cesariana (GCC) é definida quando o saco gestacional se implanta na topografia de uma cicatriz de cesariana anterior e está associada a inúmeras morbidades maternas, tais como: hemorragias, ruptura uterina, acretismo placentário entre outras. O objetivo do trabalho é descrever um caso de GCC com conduta expectante evoluindo até o terceiro trimestre, tendo como complicação acretismo placentário com necessidade de assistência de equipe multidisciplinar.

Descrição do Caso

Paciente, 45 anos, G4P3C, admitida com 7 semanas e 6 dias de gestação devido sangramento vaginal a esclarecer. Durante avaliação, foi realizado ultrassom (US) com achados sugestivos de hematomas e gestação ectópica de implantação na porção ístmica anterior uterina. Diante do diagnóstico incidental de GCC, realizado orientações quanto aos riscos relacionados e optado por manter seguimento de gravidez. Durante pré-natal, paciente prosseguiu gestação sem intercorrências, sendo identificado complicação apenas em US de terceiro trimestre, compatível com placenta prévia centro-total com sinais de invasão miometrial e vesical, sugerindo placenta percreta. Devido à alta morbimortalidade do quadro, optou-se por abordagem multidisciplinar eletiva com 36 semanas e 3 dias. Realizada embolização de uterinas, catéter duplo J e cesariana seguida de histerectomia total, anexectomia à direita devido sangramento e cistorrafia por acometimento vesical.

Diagnóstico e Discussão

O manejo ideal da GCC é um desafio na literatura médica, com opiniões divergentes sobre conduta expectante ou não. A interrupção da gestação é uma opção plausível, porém essas gestações podem evoluir até a viabilidade fetal. Com isso, classificações baseadas principalmente na ultrassonografia têm sido propostas com intuito de prever possíveis complicações, contribuindo no manejo e na tomada de decisões na assistência dessas gestações.

Considerações Finais ou Conclusões

A conduta expectante nos casos de GCC é possível, no entanto, esses casos estão associados com acretismo placentário, sendo necessário seguimento em serviço terciário com planejamento e com acompanhamento multidisciplinar do parto para mitigar complicações e diminuir substancialmente o risco de óbito materno.

Palavras Chave

cicatriz de cesariana; acretismo placentário; ultrassonografia; gravidez ectópica.

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Autores

Nayara Stephanie de Jesus, Fausto da Silva Gonçalves, Isabel Nunes, Alice Januario Guedes, Fernanda Arruda Mendonça , Débora Caixeta Costa