Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DO DOPPLER DA ARTÉRIA CEREBRAL MÉDIA NA PREDIÇÃO DE ANEMIA FETAL E INDICAÇÃO DE TRANSFUSÃO SANGUÍNEA INTRAUTERINA EM GESTAÇÕES COM ALOIMUNIZAÇÃO

Objetivos

Avaliar a importância do Doppler da artéria cerebral média e a predição de anemia fetal em gestantes aloimunizadas.

Método

Revisão de literatura, com busca nas bases de dados PubMed e Scielo. Os descritores utilizados foram: “Fetal Anemia”, “Alloimmunization”, “MCA-PSV”, “fetal Doppler”. Os artigos foram avaliados pelo título e resumo e incluídos neste estudo com base em sua relevância estatística.

Discussão e Apresentação das Imagens

A anemia fetal, decorrente da aloimunização Rh, apresenta sua prevalência em queda devido à profilaxia por meio do uso de imunoglobulina Rh. O acompanhamento de fetos em gestantes aloimunizadas é realizado através do Doppler da artéria cerebral média (ACM) e dosagem dos anticorpos, sendo ferramentas importantes para detecção precoce da anemia fetal e implementação de tratamento adequado. O Pico da da Artéria Cerebral Média (PVS-ACM) emergiu como um método não invasivo para avaliar parâmetros hemodinâmicos fetais prevendo a anemia fetal sem riscos de um procedimento invasivo. A avaliação do PVS-ACM em gestações sensibilizadas deve ser iniciada a partir de 20 semanas em uma primeira gestação afetada, e a partir de 18 semanas em casos de aloimunização ao antígeno Kell. Se o valor do PVS-ACM for menor que 1,5 MoM, nenhum tratamento é necessário e o seguimento será quinzenal ou mensal, a depender dos achados subsequentes do Doppler. Gestações acima de 35 semanas com PVS-ACM maior que 1,5 MoM, este será semanal. Fetos com idade gestacional abaixo de 35 semanas, PVS-ACM acima de 1,5 MoM e com sinais de descompensação da anemia, cordocentese seguida de transfusão intrauterina pode ser necessária.

Considerações Finais ou Conclusões

O acompanhamento do feto na gestante aloimunizada deve ser realizado com a medida do PVS-ACM e títulos de anticorpos. As avaliações devem ocorrer no intervalo de 1 a 2 semanas, baseando-se nos resultados da avaliação prévia desses marcadores.

Palavras Chave

Anemia fetal, Aloimunização, Doppler, artéria cerebral média.

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Instituições

NUCLEO DE EXCELÊNCIA EM ENSINO MÉDICO - Distrito Federal - Brasil, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - São Paulo - Brasil

Autores

CLARISSA MARIA FRUTUOSO, LUCIA PEDROSO BARBOSA, FERNANDA CARDIA MARTINS RIBEIRO, EVALDO TRAJANO, Gregório Lorenzo Acácio , EMANUELE SOEMA SANTANA LESSA