Dados do Trabalho


Título

A UTILIZAÇÃO DA ULTRASSONOGRAFIA PARA DIFERENCIAR LESÕES BENIGNAS E MALIGNAS NA MAMA: REVISÃO DE LITERATURA

Objetivos

Verificar se o uso da USG tem benefício no diagnóstico de lesões mamárias e entender como é feita a diferenciação de lesões benignas e malignas.

Método

Trata-se de uma revisão de literatura, na qual foi realizada busca em base de dados SCIELO utilizando os descritores: “ultrasound”, “breast”, “diagnosis”. Identificou-se 35 publicações nos últimos 5 anos, foram excluídos artigos que não tratavam do tema central da revisão, resultando em 7 artigos na totalidade.

Discussão e Apresentação das Imagens

Os exames de imagem são importantes auxiliares no diagnóstico de lesões mamárias, e a mamografia atualmente é o exame mais utilizado para rastreio no Brasil. A USG mamária é um exame complementar à mamografia, e tem como vantagem a diferenciação entre lesões císticas e sólidas, análise de massas, que sugerem malignidade, e a avaliação de mamas muito densas. Os nódulos benignos são bem definidos, redondos ou ovais, homogêneos e de paredes lisas. Os malignos visualizam-se irregulares, heterogêneos, lobulados e com sombra acústica. A introdução dos achados de elastografia mamária no BIRADS aumentou a especificidade do exame, publicações sugerem o uso da USG como exame de escolha em pacientes com menos de 35 anos e lesão palpável. Critérios importantes de diferenciação entre lesão benigna e maligna são: microcalcificações, acústica posterior, eco interno, formato e bordas. Vale ressaltar que ainda existem poucos artigos que comparam os exames radiológicos usados na avaliação
de lesão mamária.

Considerações Finais ou Conclusões

Esta publicação demonstra que a USG mamária é uma útil ferramenta no diagnóstico de lesões mamárias quando bem indicada, visto
que proporciona achados que podem diferenciar lesões benignas e malignas, além de ser um exame rápido e que não expõe o paciente à radiação ionizante. Faz-se necessário mais trabalhos comparativos entre os métodos radiológicos para diagnóstico de lesões mamárias.

Palavras Chave

Ultrassonografia, Lesões, Mama, Diferenciação

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Autores

danilo bulhões, Everaldo Barbosa, Rafael Dias, Paloma Santana, Rodrigo Amorim, Rafael Cantarelli