Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE ZINNER: RELATO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA

Objetivos

Relatar um caso de Síndrome de Zinner (SZ) e realizar breve revisão da literatura acerca do tema.

Descrição do Caso

Paciente masculino, 48 anos, assintomático, realizou ultrassonografia (US) do abdome e da próstata em 13/06/2023, relatando ter nascido apenas com um rim. À US, foi identificada ausência do rim esquerdo e dilatação cística da vesícula seminal ipsilateral, que foram confirmadas com tomografia computadorizada (TC), em 12/08/2023.

Diagnóstico e Discussão

A associação da agenesia renal unilateral (ARU) com cistos na vesícula seminal (VS) ipsilateral comprova a hipótese de SZ. Uma das mais raras anomalias congênitas do sistema urogenital, a SZ geralmente é diagnosticada entre a 2ª e 4ª décadas de vida, com uma incidência de 1:3000 a 1:4000 recém-nascidos, devido a uma malformação no desenvolvimento do sistema geniturinário entre a 4ª e 13ª semana gestacional. O desenvolvimento embriológico da VS está intimamente relacionado com o sistema urinário, por isso as anomalias do desenvolvimento da VS são frequentemente associadas a anormalidades renais ou ureterais. Ocorrendo em dois terços dos pacientes com ARU, é representada pela tríade: ARU, cistos na VS e obstrução do ducto ejaculatório ipsilaterais. Pacientes com SZ geralmente são assintomáticos, principalmente quando apresentam cistos pequenos. Quando sintomáticos, manifestam-se de modo inespecífico, podendo acarretar dor, além de sintomas miccionais e ejaculatórios, havendo também alguns relatos de infertilidade. A US é uma técnica simples para detectar a ausência renal e estruturas císticas ipsilaterais atrás da bexiga, sendo a ressonância magnética é o método de escolha para caracterização da anatomia genital. Como diagnósticos diferenciais, podemos listar: vesiculite seminal, abscesso de VS, neoplasias de VS, outras lesões císticas que mimetizam cistos de VS. A conduta deve ser orientada clinicamente, incluindo acompanhamento de pacientes assintomáticos, tratamento conservador nos pouco sintomáticos e tratamentos invasivos em pacientes cujas medidas conservadoras falharam.

Considerações Finais ou Conclusões

Por se tratar de uma síndrome rara e, quando sintomática, com manifestações inespecíficas, relatamos esse caso devido a importância do seu reconhecimento e acompanhamento urológico, para tratamento dos possíveis sintomas urogenitais.

Palavras Chave

Ultrassonografia; Agenesia renal unilateral; Cisto de vesícula seminal; Síndrome de Zinner

Arquivos

Área

USG em Medicina Interna

Instituições

NUCLEO DE EXCELÊNCIA EM ENSINO MÉDICO - Distrito Federal - Brasil

Autores

LÚCIA PEDROSO BARBOSA, MARIA CLARA DE LIMA AGUIAR LEITE, DJAN ARNOUD, ALBERTO FERREIRA MOTTA FILHO , THIAGO CASTELO BRANCO NUNES SILVA