Dados do Trabalho
Título
ARTRITE DE PUNHOS PERSISTENTE POR CHIKUNGUNYA
Objetivos
Apresentar as alterações inflamatórias no punho de paciente com artrite persistente por Chikungunya.
Casuística e Métodos
Imagens de ultrassonografia estáticas e dinâmicas, com uso do modo B e de doppler colorido, associadas a descrição dos achados. Realizar-se-á uma discussão comparando com dados de literatura.
Descrição das Imagens, Comentários e/ou Discussão
DESCRIÇÃO: Imagens de ultrassonografia de punhos de um homem de 48 anos que teve infecção pelo vírus da Chikungunya há 2 anos confirmado por sorologia (IgM). com dor incapacitante nestes dois anos e aumento de volume. As imagens apresentam derrame sinovial em punho esquerdo que se estende desde a articulação rádiocárpica até as articulações carpometacarpianas, com espessamento sinovial e sinais de hipervascularização ao mapeamento com doppler de potência em punho esquerdo. Em punho direito se observa espessamento da cápsula articular. Bilateralmente se observa espessamento tenossinovial do extensor comum dos dedos com hipervascularização da bainha sinovial ao mapeamento com doppler de potência. Acometimento do compartimento extensor 1 à esquerda. Não há sinais de erosão óssea. DISCUSSÃO: a Chikungunya é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e seu principal sintoma é dor poliarticular e muscular. Apresenta 3 fases: uma aguda, uma subaguda, e crônica. Conforme a estatística, a cronificação pode variar desde uma minoria até 50% dos pacientes. O papel da US na Chikungunya se mostra fundamental desde a fase aguda na condução dos casos. Aqueles com evidentes sinais de sinovite demonstrado pelo espessamento da cápsula sinovial no punho, associado ou não a derrame articular e com hipervascularização ao doppler já tem indicação de usar supressores desde a fase aguda, como sulfazalazina, hidroxicloroquina ou metotrexato. Os achados mais comuns na fase crônica foram sinovite de pequenas articulações, derrame articular associado ou não a espessamento sinovial, e tenossinovites (a tendinite de De Quervain é a mais frequente). Quando comparada a US, a RM apresenta alta concordância.
Considerações Finais ou Conclusões
A ultrassonografia tem papel fundamental no diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com poliartrite por Chikungunya desde a fase aguda até sua cronificação, e seus achados ditarão a conduta.
Palavras Chave
Chikungunya, Ultrassonografia, Artrite, Ultrassonografia com Doppler
Arquivos
Área
USG Musculoesquelética
Instituições
NEXUS - Distrito Federal - Brasil
Autores
JOBE PETTER, MONICA MARINA ZUAZO AMPUERO, BRUNO MINARDI SABBÁ ALENCAR, MATHEUS CATTINI SAMPAIO TAVARES, LEONARDO NORONHA FONSECA OLIVEIRA, FERNANDA CARDIA MARTINS RIBEIRO