Dados do Trabalho
Título
SÍNDROME DE BUDD-CHIARI (TROMBOSE DE RAMO DE VEIA HEPÁTICA)
Objetivos
O objetivo desse trabalho é relatar um caso raro diagnosticado pela exame ultrassonográfico de trombose de ramo de veia hepática e realizar breve revisão da literatura acerca da síndrome de Budd-Chiari.
Descrição do Caso
Mulher, 69 anos, apresentou-se para ultrassonografia de abdome com queixa de dor em abdome superior. Histórico prévio de colecistectomia há 15 anos evoluindo no pós operatório com complicação íleo-biliar (SIC). Os achados foram de hepatomegalia difusa com hipertrofia do segmento I e trombo em ramo esquerdo da veia hepática, compatível com o diagnóstico de Síndrome de Budd-Chiari.
Diagnóstico e Discussão
A Síndrome de Budd-Chiari (SBC) manifesta-se através da obstrução das veias hepáticas, frequentemente causada por tromboses, com ou sem comprometimento concomitante da veia cava inferior (VCI). Inicialmente foi descrita em 1845 por Budd e mais tarde, em 1899, por Chiari. As manifestações clínicas resultam da obstrução parcial ou total do fluxo venoso das pequenas veias hepáticas em direção à porção hepática da VCI. A SBC é caracterizada pela obstrução do fluxo venoso hepático em qualquer ponto ao longo da trajetória até o átrio direito. Pode ser classificada em primária e secundária. A primária, menos comum, está associada a lesões endovasculares, como trombos, membranas ou flebites. As secundárias, fazem parte de síndromes paraneoplásicas. A incidência aumenta com a idade, a partir dos 45 anos. A apresentação clínica da doença pode variar, abrangendo formas agudas, subagudas, fulminantes e crônicas, dependendo da velocidade e extensão da obstrução venosa hepática. Manifesta-se com dor abdominal, aumento do fígado e ascite. Frequentemente há níveis elevados de enzimas hepáticas e bilirrubina, e baixos níveis de albumina séricos. A anticoagulação é o tratamento para os pacientes sintomáticos, evitando o desenvolvimento de complicações graves da doença hepática crônica.
Considerações Finais ou Conclusões
A ultrassonografia com Doppler é o método de escolha para o diagnóstico inicial, apresentando sensibilidade de 85%, além de ser isento de radiação ionizante e dispensar o uso de contraste iodado.
Palavras Chave
Síndrome de Budd-Chiari, Trombose, Ultrassonografia, Ultrassonografia com Doppler
Arquivos
Área
USG em Medicina Interna
Instituições
NEXUS - Distrito Federal - Brasil
Autores
BRUNO SANTOS GUERRA, FERNANDA CARDIA MARTINS RIBEIRO, CLAUDIA APARECIDA SILVA LIMA, MONICA MARINA ZUAZO AMPUERO, JOBE PETTER, ADILSON CUNHA FERREIRA