Dados do Trabalho


Título

ANEURISMA DE VEIA PORTA

Objetivos

Relatar um caso raro diagnosticado pelo exame ultrassonográfico de aneurisma de veia porta e realizar uma breve revisão da literatura.

Casuística e Métodos

Relato de caso com apresentação das imagens de ultrassonografia e revisão de literatura na base da dados PUBMED com os seguintes descritores e operadores booleanos: "aneurysm" AND "portal vein".

Descrição das Imagens, Comentários e/ou Discussão

Descrição das imagens: Os autores apresentam um caso de aneurisma de veia porta detectado por ultrassonografia realizada em paciente assintomático. Observa-se um aneurisma sacular em veia porta intra-hepática imediatamente a jusante da sua bifurcação , medindo 2,7 x 1,6 x 2,8cm, sem trombos em seu interior. Ao doppler colorido observa-se fluxo turbulento em seu interior. Discussão: Os aneurismas do sistema venoso portal representam 3% de todos os aneurismas venosos. Considera-se como limite máximo do diâmetro da veia porta 2,0cm. Os locais mais comuns nos quais estes aneurismas se desenvolvem são a veia porta principal, confluência das veias esplênica e mesentérica superior, e no hilo hepático. Podem ser congênitos ou adquiridos. Os congênitos acontecem por erros da formação da parede dos vasos portais, já os adquiridos, estão relacionados com doenças predisponentes como a doença hepática crónica, a pancreatite, trauma, antecedentes cirúrgicos abdominais e a invasão da veia porta por várias malignidades. Acredita-se que nesse caso o aneurisma seja congênito por não estar relacionado com as condições predisponentes. Os aneurismas do sistema venoso portal não requerem tratamento em até 88% dos casos em acompanhamento, mantendo-se o diâmetro do aneurisma estável e sem complicações. O tratamento cirúrgico está reservado para os casos sintomáticos e com complicações. Anticoagulantes estão indicados nos pacientes com trombose aguda da veia porta, com uma recanalização completa ou parcial em até 80–90% dos pacientes. A ultrassonografia com Doppler colorido e a tomografia computadorizada são métodos acurados e confiáveis para o diagnóstico e acompanhamento por imagem. Ao Doppler colorido e/ou Doppler de potência, o aneurisma preenche-se completamente com fluxo colorido, exceto que contenha um trombo.

Considerações Finais ou Conclusões

A ultrassonografia é exame com acurácia alta, de alta disponibilidade e isento de radiações, sendo o exame de escolha para rastreamento e acompanhamento de aneurismas de sistema portal.

Palavras Chave

Veia porta, Ultrassonografia com Doppler, Ultrassonografia, Aneurisma

Arquivos

Área

USG em Medicina Interna

Autores

FERNANDA CARDIA MARTINS RIBEIRO, BRUNO SANTOS GUERRA, RENATA MARIA CASTRO MARTINS, LEONARDO NORONHA FONSECA OLIVEIRA, MONICA MARINA ZUAZO AMPUERO, JOBE PETTER