Dados do Trabalho


Título

IMPORTÂNCIA DA ECOCARDIOGRAFIA NA AVALIAÇÃO DA DOENÇA CARDIOVASCULAR CONGÊNITA EM PACIENTES COM SÍNDROME DE TURNER

Objetivos

A síndrome de Turner (ST) é causada por monossomia do cromossomo X, característica do sexo feminino, com prevalência de 1:2500 a 1:5000 nascimentos vivos. As doenças cardíacas ocorrem em cerca de 40% das pacientes portadores de ST. Os avanços no campo da imagem permitiram avaliação detalhada do coração e grandes vasos. O ecocardiograma (ECG) é útil para avaliação da morfologia das anomalias congênitas cardíacas. Sendo assim, objetiva-se avaliar a importância da ecocardiografia na avaliação da doença cardiovascular congênita em pacientes com síndrome de Turner.

Casuística e Métodos

Realizamos revisão de literatura sobre a importância da ecocardiografia na avaliação da doença cardiovascular congênita em pacientes com síndrome de Turner, acessando o banco de dados do PubMed, ScieLo e Medline.

Resultados e Discussão

Os principais defeitos congênitos em crianças portadoras de ST são valva aórtica bicúspide (VAB) e coarctação de aorta (CAo). Na VAB, ao ecododiograma, observa-se aumento das dimensões do seio de valsalva, da junção sinotubular e aorta ascendente. Esse método diagnóstico possui sensibilidade de 78.9% e especificidade de 93% no diagnóstico dessa malformação congênita. A CAo é visibilizada, no ecocardiografia, em modo bidimensional, como estreitamento na luz do arco da aorta, seguido de dilatação pós-estenótica. No Doppler espectral, na CAo, evidencia-se dupla densidade, a porção proximal de baixa velocidade e a distal, de alta velocidade, com clara percepção de escoamento diastólico. O ECG apresenta sensibilidade, especificidade e valor preditivo positivo de 95%, 99% e 97%, respectivamente, no diagnóstico de CAo.

Conclusões

O ECG associado à metodologia Doppler permite avaliação das estruturas e da hemodinâmica cardíaca, detectando precocemente anomalias congênitas cardíacas em pacientes com ST.

Palavras Chave

Ecocardiograma; síndrome de Turner; anomalias congênitas;

Arquivos

Área

USG Geral

Autores

Antônio Gadelha da Costa, Patrícia Spara Gadelha, Giulia Di Credico Paranhos, Rodrigo Santana Leite, Samara Ramos de Araújo, Marcos Moisés Brito Fernandes