Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DA ULTRASSONOGRAFIA TRIDIMENSIONAL NA AVALIAÇÃO DE ANEUPLOIDIAS: ESTUDO PROSPECTIVO
Objetivos
A translucência nucal (TN) é caracterizada, pela ultrassonografia (US), como área hipoecóica situada entre a pele e o tecido celular subcutâneo que recobre a coluna cervical fetal, correspondente ao acúmulo de líquido nesta região. A TN aumenta com o crescimento do comprimento cabeça-nádega (CCN), regredindo usualmente no segundo trimestre. Nesse sentido, a avaliação desse parâmetro é importante para o estudo de aneuploidias visto que anormalidades na TN estão relacionadas com casos de anomalias genéticas e malformações fetais. Sendo assim, objetiva-se determinar os valores da TN pela Ultrassonografia tridimensional (3D), modalidade multiplanar, e pela ultrassonografia bidimensional (2D).
Casuística e Métodos
Estudo prospectivo, transversal, no qual foram avaliadas 202 gestantes. A idade gestacional foi estabelecida por meio do CCN. A avaliação da TN foi realizada conforme os critérios preconizados pela Fetal Medicine Foundation, entre 11 e 13 semanas e 6 dias, com CCN entre 45 a 84 mm, tanto para as modalidades tridimensional quanto bidimensional. Para fins estatísticos, utilizamos análise de variância (ANOVA). O nível de significância adotado foi p<0,05.
Resultados e Discussão
As medianas da 3D foram 1,5 mm na 11ª semana; 1,6 mm na 12ª semana e 1,9 mm na 13ª semana.As medianas da avaliação 2D foram 1,2 mm na 11ª semana; 1,3 mm na 12ª semana e 1,5 mm na 13ª semana. As medidas 3D foram superiores às 2D (p<0,05).
Conclusões
Os valores da TN pelo estudo tridimensional são superiores aos obtidos pelo estudo bidimensional. O estudo tridimensional, modalidade multiplanar, permite melhor avaliação da TN, uma vez que facilita a aplicação da metodologia adequada.
Palavras Chave
Ultrassonografia tridimensional; Translucência Nucal; Aneuploidia;
Arquivos
Área
USG em Ginecologia e Obstetrícia
Autores
Antônio Gadelha da Costa, Patrícia Spara Gadelha, Lorran Lucas Ferreira Leão, Lucas Adriel Dantas Xavier, Wanderson Ferreira de Almeida, Nathane Vitória de Lima e Souza