Dados do Trabalho


Título

Avanços da ultrassonografia no rastreamento de câncer de mama em mulheres jovens: uma revisão de literatura

Objetivos

Atualmente, o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo, sendo o câncer de mama um dos mais prevalentes. Associa-se a alta mortalidade, demonstrando a importância do seu rastreamento e diagnóstico precoce. Nesse contexto, é possível destacar a relevância da ultrassonografia (USG), exame de escolha para a avaliação mamária de mulheres jovens. O avanço da tecnologia, associado ao USG de rastreamento, tem resultado no diagnóstico precoce e na redução do número de biópsias desnecessárias.

Método

Consiste em uma revisão de literatura a respeito da importância da ultrassonografia no rastreamento do câncer de mama, a partir da análise de artigos publicados na base de dados do PubMed e Scielo, com publicações entre os anos 2017 e 2023, usando os seguintes descritores: “ultrassonografia”, “Câncer de mama” “IA” “Diagnóstico precoce”

Discussão e Apresentação das Imagens

A principal desvantagem da USG é o fato de ser um método operador-dependente. Nesta questão, surgem estudos que utilizam a aplicação de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) com objetivo de aumentar a acurácia diagnóstica deste método de imagem na avaliação de neoplasias mamárias. Um dos estudos observados demonstra um modelo baseado em aprendizado por transferência (AT), que consiste em uma técnica de “Machine Learning” (ML) na qual o conhecimento aprendido em uma tarefa é reutilizado para melhorar o desempenho na classificação de imagens de câncer de mama por ultrassom. Um dos estudos observados compilou imagens disponíveis em uma base de dados gratuita com imagens obtidas por microscópios de células cancerígenas, posteriormente acrescentou imagens ecográficas de câncer de mama em mulheres jovens, obtendo precisão diagnóstica de 98 a 99%. Ademais, foram observados estudos retrospectivos que analisaram imagens de USG de 78 lesões mamárias suspeitas, encontrando maior prevalência de lesões de maiores dimensões em mulheres mais jovens, evidenciando a importância do rastreio precoce nesta população.

Considerações Finais ou Conclusões

A ultrassonografia se mostrou essencial para o rastreio precoce das neoplasias de mama, especialmente naqueles casos onde a mamografia não é recomendada. Ademais a utilização de IA se mostrou extremamente promissora em aumentar a precisão desses diagnósticos, visto a limitação do exame em ser operador-dependente, entretanto, necessita-se de uma base de dados maior para uma ampla utilização do método.

Palavras Chave

Ultrassonografia, Câncer de mama, Inteligência Artificial

Arquivos

Área

USG Geral

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Pedro Vianna Caldas Ribeiro, Débora Vianna dos Santos, Maria Arrais Landim, Lara Maria Cavalcante Alves, Nicole Matias Duarte, Letícia Vieira Barbosa