Dados do Trabalho
Título
Cirrose Hepática Macronodular
Objetivos
A cirrose hepática é uma doença de evolução insidiosa, que geralmente, quando não é assintomática, apresenta sintomas inespecíficos até suas fases mais avançadas. Histologicamente, há a alteração da arquitetura normal do fígado em nódulos, sendo que as alterações percebidas no ultrassom são dependentes do estadiamento da doença. Em um primeiro momento, há apenas hepatomegalia. Essa pode evoluir para atenuação do feixe sonoro, seguido pela formação de um padrão micronodular, que, com o tempo, pode se modificar em macronodular. Nessa fase, o tamanho dos nódulos varia até 5 cm, e a concentração de tríades portais dentro da área de fibrose é indicativa do colapso da arquitetura hepática normal. É possível a associação com esplenomegalia e ascite em quaisquer uma das fases, sendo que a morte decorrente de cirrose geralmente é consequência de deficiência hepatocelular, complicações advindas da hipertensão portal, ou desenvolvimento de carcinoma hepatocelular.
Descrição do Caso
FPV, 56 anos, encaminhado para ultrassonografia abdominal, por emagrecimento e distensão abdominal, observados nos últimos dois meses. Paciente alcoólatra há 30 anos, sem outras comorbidades.
Diagnóstico e Discussão
Ao exame, fígado aumentado, com bordos rombos, textura grosseiramente heterogênea, destacando-se múltiplas formações nodulares de até 1,4 cm; baço aumentado e heterogêneo, com o mesmo padrão macronodular observado no fígado.
Havia discreta ascite no hipogastro, e marcada linfonodomegalia, o maior peri-aórtico, medindo 5,0 cm.
Considerações Finais ou Conclusões
Aqui se vê um caso no qual o diagnóstico tardio comprometeu o prognóstico do paciente. Dois meses após a realização do exame, o mesmo veio a óbito antes que fossem feitas quaisquer intervenções. Percebe-se, assim, o quão importantes são o diagnóstico precoce e o monitoramento de pessoas em grupo de risco para o desenvolvimento de cirrose.
Palavras Chave
Cirrose hepática; ultrassonografia; cirrose hepática alcoólica; esplenomegalia; esteato-hepatite
Arquivos
Área
USG em Medicina Interna
Instituições
Clínica Diagnose de Campos - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Nicole Chicralla Martins, Marcelo Cesar Monteiro Martins