Dados do Trabalho


Título

O USO DA ULTRASSONOGRAFIA PARA O DIAGNÓSTICO DE MIOMAS UTERINOS

Objetivos

Descrever o uso da ultrassonografia para o diagnóstico de miomas uterinos.

Método

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura em que a questão de pesquisa é: qual o uso da ultrassonografia para o diagnóstico de miomas uterinos? e os descritores utilizados foram: “ultrassonografia”, “neoplasia benigna” e “diagnóstico”. As buscas foram realizadas
na biblioteca virtual em saúde, onde foram encontrados 7 artigos nessa busca. Entre os critérios de inclusão foram colocados artigos em português, inglês e espanhol e, dos últimos cinco anos.

Discussão e Apresentação das Imagens

Estudos demonstraram que a ultrassonografia é o método de primeira escolha para o diagnóstico de miomas uterinos, pois é prontamente disponível, baixo custo e não invasivo. Também fornecemos um plano de tratamento se a intervenção cirúrgica for necessária. Além disso, esse método é utilizado como um auxílio diagnóstico a ser considerado na seleção de uma abordagem terapêutica e pode evitar cirurgias desnecessárias para o paciente. A ultrassonografia transvaginal também pode detectar alterações no útero, apêndices e reto. Portanto, o comportamento clínico é considerado com base na disponibilidade dessa modalidade de imagem e um plano de tratamento individualizado é considerado.

Considerações Finais ou Conclusões

Conclui-se que os miomas uterinos são neoplasias benignas sendo formados por tecido uterinos e seu diagnóstico é feito por meio da ultrassonografia, que é um exame de imagem, de fácil acesso e baixo custo.

Palavras Chave

Ultrassonografia; Diagnóstico; Neoplasia Benigna

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Autores

ADRIANO DE LUCENA JAMBO CANTARELLI, LUCIANO DE LUCENA JAMBO CANTARELLI, RAFAEL AMORIM JAMBO CANTARELLI, RODRIGO DE AMORIM ARAUJO FILHO, GUSTAVO JAMBO CANTARELLI, RAFAEL PEIXOTO LIMA DIAS