Dados do Trabalho


Título

Estudo de Caso: Fibroadenoma Mamário com Padrão Ecográfico Atípico

Objetivos

Fibroadenomas são lesões fibroepiteliais benignas da mama, constituídas por tecido epitelial e estromal, representando a segunda patologia mamária mais comum. Lesões fibroepiteliais benignas frequentemente seguem padrões com apresentação ecográfica mais comum de nódulos ovoides e circunscritos, hipoecoicos ou isoecoicos, com orientação paralela. No entanto, cerca de ¼ dos fibroadenomas podem apresentar um padrão de imagem de alta suspeição. O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de fibroadenoma com padrão ecográfico atípico.

Descrição do Caso

Paciente de 39 anos, com antecedente de terapia hormonal para fertilização in vitro, com queixa de retração recente do mamilo direito, sem descarga papilar. Realizou ultrassonografia mamária que evidenciou ectasia ductal retroareolar unilateral com conteúdo de aspecto sólido heterogêneo, predominante hipoecoico e com sinais de vascularização ao estudo Doppler. Paciente realizou ressonância magnética que identificou espessamento do complexo areolopapilar associado a área de realce não nodular com distribuição segmentar em correspondência com a área de conteúdo intraductal vista na ultrassonografia.

Diagnóstico e Discussão

Paciente foi submetida a “core biopsy” e posterior ressecção cirúrgica da lesão, cujo resultado final da análise anatomopatológica, em conjunto com o perfil imuno-histoquímico, foi consistente com fibroadenoma complexo com adenose esclerosante e hiperplasia ductal típica, sem sinais de malignidade, contrariando o que os padrões avaliados na ultrassonografia e ressonância magnética sugeriam.

Considerações Finais ou Conclusões

Os fibroadenomas são lesões benignas, encontrados geralmente em mulheres jovens, entre 20 e 30 anos e que diante da complexidade histológica, com presença ou ausência de hiperplasia/atipia, podem ser classificados em simples ou complexos. A ultrassonografia é um método diagnóstico essencial na avaliação dessas lesões mamárias e conforme a complexidade histológica, o padrão morfológico usual pode sofrer alterações. Lesões hipoecoicas irregulares ao ultrassom mamário são usualmente consideradas lesões suspeitas, no entanto, nem sempre indicam malignidade. O caso evidencia a importância do radiologista estar familiarizado com o diagnóstico diferencial dessas lesões, incluindo fibroadenoma, adenose esclerosante, alterações fibrocísticas, mastite inflamatória, hiperplasia ductal atípica, esteatonecrose, entre outras, considerando inclusive que vários fatores como idade da paciente, estado hormonal, gestação e lactação podem influenciar nas apresentações clínica, de imagem e histológica dos fibroadenomas.

Palavras Chave

"Fibroadenoma" "Ultrassonografia Mamária" "Diagnóstico diferencial"

Arquivos

Área

USG Geral

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Pedro Vianna Caldas Ribeiro, Debora Vianna dos Santos, Emanuella Oliveira de Silveira, João Filipe Cavalcante Uchôa Furtado, Maria Arrais Landim, Maria Rita Torres Nogueira