Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA CONTRATILIDADE DO MIOCÁRDIO FETAL POR MEIO DA ULTRASSONOGRAFIA TRIDIMENSIONAL NO MODO DE RENDERIZAÇÃO E SUA APLICABILIDADE EM GESTANTES COM DIABETES PRÉ-GESTACIONAL.

Objetivos

Avaliar a contratilidade cardíaca de fetos de gestantes com diabetes pré-gestacional por meio da ultrassonografia tridimensional (US3D) usando o método spatio-temporal image correlation (STIC) no modo de renderização.

Casuística e Métodos

Realizou-se um estudo retrospectivo de corte transversal com 40 fetos de gestantes normais e 28 de gestantes com diabetes prévio entre 20 e 33 semanas e 6 dias. A contratilidade cardíaca foi avaliada pela medida da área do miocárdio ventricular na diástole subtraída pela área do miocárdio ventricular na sístole utilizando o método STIC no modo de renderização. A comparação entre os grupos foi feita pelos testes t-Student e Mann-Whitney.

Resultados e Discussão

As gestantes com diabetes prévio apresentaram idade materna menor que as gestantes normais (26,7 vs. 39,9 anos, p=0,019, respectivamente). Não foi observada diferença significativa na contratilidade cardíaca entre os fetos normais e os fetos de gestantes com diabetes prévio (p=0,293). Observou-se correlação significativa positiva moderada entre a idade gestacional e contratilidade cardíaca (r= 0,46, p=0,0004). O aumento de uma semana na idade gestacional foi responsável por aumentar a contratilidade cardíaca em 0,1386 cm2.

Conclusões

Não foram observadas diferenças significativas na contratilidade cardíaca de fetos normais em comparação aos de gestantes com diabetes prévio por meio da US3D usando o método STIC no modo de renderização.

Palavras Chave

ultrassonografia tridimensional; diabetes pré-gestacional

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Autores

Zaqueu Caetano