Dados do Trabalho


Título

Achado Incidental de Aneurisma de Aorta Abdominal

Objetivos

Aneurisma é tido como uma dilatação anormal de trecho arterial em mais de 50% do diâmetro do segmento, que pode ter aspecto sacular ou fusiforme. A prevalência desses casos é maior em pacientes idosos, com mais de 60 anos, e sua ruptura é uma forma frequente de morte dentre essa população, chegando a 2%. Os achados geralmente são acidentais e, portanto, o acompanhamento e tratamento dependem do diagnóstico prévio, fator dificultador em pacientes saudáveis, mulheres e outras pessoas não incluídas em fatores de risco, dentre eles hipertensão, idade maior de 60 anos e ser do sexo masculino.

Descrição do Caso

JMS, masculino, 72 anos, apresentou dor lombar. Histórico de diabetes, hipertensão controlada e aneurisma de aorta torácica há 17 anos. Relatou ser tabagista por 25 anos, mas parou há 35 anos. Ao ultrassom, nefrolitíases bilaterais, ambas de 0,6 cm, sem hidronefrose, esteatose hepática grau II (forma moderada) e aneurisma de aorta abdominal de 6,6 x 3,5 cm. A ultrassonografia (USG) abdominal mostrou aneurisma de aorta abdominal, sem indicação da presença de formações sólidas no interior e alto fluxo sanguíneo turbilhonado, como visto no Doppler, aspecto sacular com espessamento de parede e evidências de áreas de ateromatose, inclusive em outras áreas arteriais.

Diagnóstico e Discussão

Ocorre um adelgaçamento da artéria por degeneração da camada média arterial, pelo comprometimento da oxigenação e nutrição entre o lúmen vascular e a parede arterial.
Devido ao processo inflamatório da aterosclerose, há maior risco dessas placas de ateroma serem formadas em outros locais.

Considerações Finais ou Conclusões

Aproximadamente 25% dos pacientes que têm história de aneurisma da aorta torácica desenvolvem aneurisma da aorta abdominal, com as taxas de mortalidade subindo consideravelmente em cirurgias emergenciais pós ruptura. Assim, foi percebido que além do diagnóstico, é necessário fazer busca constante, visto que não há uma sintomatologia clara e as consequências podem ser drásticas, tendo exemplo do aumento significativo da taxa de óbito em cirurgias emergenciais.

Palavras Chave

Aneurisma de aorta; Ultrassonografia; Hipertensão; Nefrolitíase; Diabetes

Arquivos

Área

USG em Medicina Interna

Instituições

Clínica Diagnose de Campos - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Yan Raimundo Nascimento Furtado, Marcelo Cesar Monteiro Martins