Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: SÍNDROME DO CORAÇÃO ESQUERDO HIPOPLASICO DIAGNOSTICADO EM ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO CENTRO OESTE BRASILEIRO

Objetivos

Tendo em vista a gravidade e relevância que a hipoplasia do coração esquerdo apresenta, este artigo visa apresentar um relato de caso da doença, bem como uma contextualização teórica em relação a mesma.

Descrição do Caso

M.F.S., 41 anos, gestante com idade gestacional (IG) de 28 semanas e 6 dias, foi encaminhada para hospital obstétrico de alto risco para acompanhamento de gestação gemelar diamniótica e dicoriônica por discrepância de peso fetal em avaliação ultrassonográfica. Após avaliações seriadas de dopplerfluxometrias com alteração do fluxo feto placentário do feto 1, foi identificado hipoplasia de coração esquerdo, pelve renal e ureter esquerdo dilatado e osso nasal hipoplásico, além de arco aórtico voltado para esquerda e hipoplasia da porção ascendente. Foi indicado interrupção da gestação com IG de 35 semanas e 5 dias devido a alteração em avaliação ultrassonográfica de feto 1 que apresentava restrição de crescimento intrauterino estágio 4. Após avaliação da pediatria fica-se com quadro sindrômico a esclarecer com suspeita de atresia de esôfago, baixa implantação de orelhas e agenesia de pododáctilos bilateralmente, além de presença de prega simiesca.

Diagnóstico e Discussão

A síndrome do coração esquerdo hipoplásico (SHCE) é caracterizada por um ventrículo esquerdo diminuto e pequenas estruturas do lado esquerdo incapazes de sustentar a circulação sistêmica. Se não for tratado, é universalmente fatal. Intervenções cirúrgicas e clínicas melhoraram os resultados, porém a morbidade e mortalidade permanecem altas. Acredita-se que a patogênese da SHCE seja multifatorial, com alterações no fluxo sanguíneo e fatores genéticos contribuindo para o desenvolvimento. No entanto, os mecanismos causais subjacentes são pouco compreendidos.

Considerações Finais ou Conclusões

Devido à raridade e a gravidade do caso em questão, faz-se necessário o conhecimento e a suspeita de tal patologia por ultrassonografistas, a fim de diminuir a mortalidade que chega a 90% se não abordada cirúrgicamente.

Palavras Chave

Sindrome do coração esquerdo hipoplásico, malformação cardíaca fetal.

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Autores

SAMUEL CAVALCANTE REIS, THIAGO LARA ROCHA, ALEXANDRE ABDELAZIZ RODRIGUES, BRUNA DE SOUZA GOMES FERREIRA, MARCELLO BRAGA VIGGIANO, TATIANY CRISTINA MOUTINHO SANTOS