Dados do Trabalho
Título
Ultrassonografia Obstétrica na era da telemedicina.
Objetivos
Revisar a literatura sobre sobre o uso da telemedicina para realizar ultrassonografia obstétrica à distância
Método
Revisão dos principais bancos de dados online. Foram incluídos estudos que avaliaram o teleultrassom em obstetrícia relacionado à detecção de alterações no exame obstétrico ou à qualidade das imagens ultrassonográficas, ou para fazer comparações com os procedimentos usuais de ultrassom, com ultrassom em tempo real independentemente do desenho do estudo.
Discussão e Apresentação das Imagens
A ultrassonografia obstétrica é uma ferramenta diagnóstica importante para avaliar a gestação, incluindo avaliações de localização da gestação, número de fetos, marcadores de aneuploidia , anomalias fetais e bem-estar fetal. No entanto, a interpretação qualificada da ultrassonografia não está prontamente disponível em muitos locais de atendimento clínico obstétrico. A telemedicina existe há décadas, mas tem sido limitada pelo custo e disponibilidade da infraestrutura necessária. Recentemente, com a melhora da tecnologia, os protocolos de telemedicina tornaram-se cada vez mais acessíveis. Isso é especialmente verdadeiro em locais rurais, ou de difícil acesso, onde é mais conveniente e econômico fornecer serviços de telemedicina do que transportar pacientes para os grandes centros para serem atendidos. A telemedicina tem a capacidade de permitir que uma varredura realizada por um ultrassonografista em um local seja interpretada, por meio de uma função de armazenar e encaminhar ou em tempo real, por um obstetra ou radiologista em outro. Pesquisas já na década de 1990 mostraram a viabilidade e precisão da teleultrassonografia em tempo real para o diagnóstico remoto de anomalias estruturais fetais. Vários pequenos estudos examinaram a utilidade da ultrassonografia pré-natal interpretada remotamente e encontraram um alto grau de precisão e satisfação do paciente. Um teleultrassom negativo tem maior probabilidade de identificar um feto não anômalo (especificidade) e um teleultrassom positivo tem maior probabilidade de identificar corretamente um feto anômalo (valor preditivo positivo). Portanto, o teleultrassom tem um papel importante no diagnóstico pré-natal para aqueles pacientes que não podem ou não querem viajar para um ultrassom no local.
Considerações Finais ou Conclusões
A teleultrassonografia em obstetrícia, tem se mostrado uma modalidade eficiente permitindo a realização de exames nos locais mais remotos, com qualidade satisfatória sem a necessidade de deslocamento.
Palavras Chave
Teleultrassonografia, obstetrícia, telemedicina
Arquivos
Área
USG em Ginecologia e Obstetrícia
Autores
Mario Brock Leão, Jorge Di Tommaso Leão, Cleinaldo de Almeida Costa , Waldeide Oderilda Magalhães dos Santos , Marianna Facchinetti Brock