26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

ACHADOS ULTRASSONOGRÁFICOS RELACIONADOS À NEOPLASIA DE BEXIGA

Objetivos

A aplicabilidade de exames de imagens tem sido cada vez mais importante para o diagnóstico, estadiamento e seguimento de neoplasias, principalmente para cânceres com características clínicas semelhantes a diversas outras patologias, como é o caso da neoplasia de bexiga. Apesar da sua relativa alta incidência, o câncer de bexiga é muitas vezes sub-diagnosticado e, como apresentado, mesmo quando as anormalidades da bexiga são identificadas, pode-se confundir a aparência do câncer vesical com outras patologias. Assim, ressalta-se a importância e a vantagem da ultrassonografia como modalidade de imagem dinâmica, com capacidade de otimizar a distinção do câncer de bexiga de entidades de aparência semelhante.
OBJETIVOS: Esta pesquisa tem como objetivo estudar os achados ultrassonográficos relacionados à neoplasia de bexiga.

Método

Revisão dos referenciais de estudos científicos e busca em base de dados eletrônicos (Bireme, PubMed/Medline, Cochrane Libarey, Scopus) publicados a partir do ano de 2017, em diferentes idiomas.

Discussão e Apresentação das Imagens

O papel aditivo de imagens ultrassonográficas para pacientes com câncer de bexiga, apresentando os subtipos mais frequentes e suas respectivas imagens ultrassonograficas para melhor identificar suas características e distinguir de seus diagnósticos diferenciais, são eles: Carcinoma Urotelial, Papiloma Urotelial e Pólipos Fibroepiteliais, Rabdomiosarcoma, Leiomioma Adenocarcinoma de Úraco, Paraganglioma e Linfoma da Bexiga.

Considerações Finais ou Conclusões

A partir da exposição e descrição das imagens ultrassonograficas, reitera-se a importância da aplicabilidade da ultrassonografia para detecção e distinção de câncer de bexiga, devendo ser estimulado o uso quando o paciente apresentar clínica compativel, uma vez que este diagnóstico pode ser confundido com outras patologias frequentes do trato geniturinario, causando por consequinte a descoberta tardia da doença, quando já está em estágio mais avançado e com um pior prognóstico.

Palavras Chave

Bexiga, Carcinoma, Urologia

Arquivos

Área

USG em Medicina Interna

Autores

Raphael B Morais, Gabriel Baston Realista, Carina A Ognibene, Regina Marcia Yoshiassu, Leonardo Souza Piber