Dados do Trabalho
Título
PROTOCOLO FOCUSED ASSESSMENT WITH SONOGRAPHY FOR TRAUMA (FAST) EM CRIANÇAS: REVISÃO NARRATIVA
Objetivos
O Focused Assessment with Sonography in Trauma (FAST) é um protocolo utilizado para avaliação rápida e triagem do paciente traumatizado, seu objetivo é avaliar o peritônio em busca de líquido livre peritoneal (LLP) e o pericárdio em busca de hemopericárdio e tamponamento. Para a realização do protocolo, quatro janelas devem ser analisadas, sendo elas: pericárdica, hepatorrenal, esplenorrenal e suprapúbica. No contexto pediátrico, o FAST é uma ferramenta que permite estender os achados de exame físico na emergência pediátrica, sendo método capaz de identificar quantidades mesmo pequenas de sangue na cavidade abdominal de crianças que sofreram traumatismo, permitindo um melhor entendimento da gravidade da lesão vigente nestes pacientes, com conduta em caráter de urgência.
OBJETIVOS: Revisar, identificar e descrever os achados ecográficos em pacientes pediátricos durante o protocolo FAST.
Método
Trata-se de uma revisão narrativa com ênfase na coletânea de imagens em artigos publicados nos últimos 10 anos. As bases de dados foram MEDLINE via PudMed, LILACS via BIREME, Scielo e Google acadêmico.
Discussão e Apresentação das Imagens
Uma vez contemplada a correta execução e consideração das características anatômicas referentes a idade, o Protocolo FAST se apresenta como um método diagnóstico benéfico no cenário pediátrico. O diagnóstico de líquido livre é identificado através da percepção de imagem anecoica na cavidade peritoneal e pericárdica ao exame.
Considerações Finais ou Conclusões
O FAST é uma ferramenta de triagem de grande valor no contexto do trauma, permitindo a rápida identificação de achados como hemopericárdio, tamponamento e líquido livre peritoneal decorrentes de uma vasta possibilidade de mecanismos envolvidos no trauma.
Palavras Chave
FAST, Ultrassonografia
Arquivos
Área
USG em Medicina Interna
Autores
Gabriela A Simão, Pedro M G P Souza, Annelise P B Monteiro, Regina Marcia Yoshiassu, Fernanda G C K Dias