26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

Achados Ultrassonográficos da Esteatose Hepática Focal e seu Diagnóstico Diferencial com Neoplasias Malignas – Revisão Narrativa

Objetivos

Revisar e estudar os achados ultrassonográficos da esteatose hepática focal, bem como a sua relação com outros métodos de diagnóstico por imagem no diagnóstico diferencial com neoplasias malignas hepáticas.

Método

Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com coletânea de imagens, de artigos publicados inglês, francês, japonês e alemão, no período de 2016 a 2021, na base de dados PubMed. Utilizou-se a estratégia de busca: ((focal Fatty Liver) OR (nodular focal fat)) AND (ultrasound OR ultrasonography). Foram selecionados 4 artigos de 80, pelo título, resumo e presença de imagens ultrassonográficas que mostrassem a análise da patologia em questão, de acordo com o objetivo deste estudo.

Discussão e Apresentação das Imagens

A esteatose hepática difusa apresenta-se à ultrassonografia com o aumento da ecogenicidade difusa do parênquima hepático em relação ao parênquima renal. Área nodulares hiperecogênicas podem estar relacionadas ao diagnóstico de esteatose hepática focal e seus diagnósticos diferenciais, sendo os principais deles, a neoplasia primária ou secundária. A correlação dos achados ultrassonográficos com outros métodos de imagem, tais como, tomografia computadorizada e ressonância magnética são importantíssimos para a conclusão do diagnóstico por imagem, e consequentemente condução do caso.

Considerações Finais ou Conclusões

O entendimento dos achados ultrassonográficos e imaginológicas da esteatose hepática focal e de seus diagnósticos diferenciais, em especial a neoplasia malignas, é de extrema relevância.
A possibilidade do diagnóstico por imagem, sem a necessidade de biópsias hepáticas, reduz a morbidade do acompanhamento médico e mantém a sensibilidade do estadiamento oncológico.

Palavras Chave

Ultrassonografia, Esteatose Hepática Focal

Arquivos

Área

USG em Medicina Interna

Autores

Matheus Motta, Daiane Batista Silva, Amanda Paschoal Mendonça, Leonardo Souza Piber