26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

ACHADOS ULTRASSONOGRÁFICOS DAS FRATURAS DE COSTELA

Objetivos

As fraturas de costela são as principais lesões ósseas no trauma fechado. As etiologias podem ser pós-traumáticas e por algumas doenças reumatológicas, infecciosas e neoplásicas. Devido a sua localização, as lesões podem comprometer órgãos vitais, como pulmões, mediastino e outros órgãos vitais. Em casos de trauma, a fratura de costela é um indicador de gravidade, uma vez que a morbidade e a mortalidade aumentam à medida que o número de costelas fraturadas aumenta. As complicações estão associadas a um pior desfecho. As indicações para ultrassonografia são: dor localizada ou lesões encontradas ou suspeitas em outras modalidades de imagem (radiografia, TC, RM ou cintilografia). Para fins diagnósticos, são mais fáceis de visualizar a fratura na ultrassonografia do que na radiografia convencional. Em geral, o transdutor linear possui melhor visualização. Além disso, por meio do ultrassom, é possível avaliar se houve uma luxação associada a fratura.
OBJETIVOS: Revisar, identificar e descrever as características imaginológicas dos achados ultrassonográficos das fraturas de costela.

Método

Trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram usados artigos disponibilizados na base de dados Pubmed dos últimos dez anos que abordavam sobre o diagnóstico ultrassonográfico da fratura de costela.

Discussão e Apresentação das Imagens

Por meio dos achados imaginológicos, é possível identificar se na fratura há uma luxação, hematoma e ruptura cortical da costela, podendo estar relacionado à trauma, doenças benignas, como as granulomatosas e malignas, como as metastáses ou tumores primários. Caracteriza-se à ultrassonografia uma descontinuidade do periósteo (hiperecogênico).

Considerações Finais ou Conclusões

A ultrassonografia é um método eficaz para diagnosticar a fratura de costela e possíveis complicações que possam surgir decorrentes da lesão. Por ser um método de imagem sem radiação ionizante e com acesso a beira do leito, é ideal para casos de trauma com pacientes instáveis e para isso, é de fundamental importância saber suas características imaginológicas.

Palavras Chave

Costela, Fratura de Costela, Ultrassonografia, Trauma

Arquivos

Área

USG em Medicina Interna

Autores

Larissa Guida Luca, Amanda Paschoal Mendonça, Regina Marcia Yoshiassu, Fernanda Galvão Canda Kimura Dias