26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

O DIAGNÓSTICO DAS NEOPLASIAS RENAIS ATRAVÉS DE ULTRASSONOGRAFIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Objetivos

Os carcinomas renais são tumores de relativa raridade, tendo incidência de 9,6 para cada 100.000 casos, o que corresponde a 3% das neoplasias malignas. Contudo, entre os tumores urológicos, é o mais letal, tendo sua apresentação mais recorrente entre os 60 e 70 anos de idade. A maioria dos casos são esporádicos, não justificando o rastreamento. Apesar disso, o diagnóstico dessa neoplasia pode ser feito com o exame de imagem mais amplamente difundido no Brasil: a ultrassonografia (US).

OBJETIVOS: Revisar es estudar aos achados ultrassonográficos das neoplasias renais.

Método

Trata-se de uma revisão narrativa da literatura com pesquisa na base de dados PubMed a partir dos descritores, em inglês, “Neoplasms”, "Kidney'', "ultrasound” e “ultrasonography”. Buscaram-se artigos publicados entre 2017 e 2022.

Discussão e Apresentação das Imagens

A US é o exame de imagem mais empregado na detecção de patologias renais. Sua principal função é detectar lesões e classificá-las em cisto simples, nódulo sólido ou indeterminado. Os primeiros, à US, apresentam paredes finas e conteúdo anecóico, sendo considerados benignos, sem necessidade de seguimento ou exame complementar para afastar a possibilidade de neoplasia. Os carcinomas de células renais (CCR) têm áreas císticas como consequência de necrose ou de hemorragia na US, portanto, a presença de lesões císticas com septações, contornos irregulares, bem como calcificações e espessamento de paredes são indicativos de malignidade. Os CCR cujo conteúdo são isoecogênicos, de pequena extensão e sem abaulamento podem ter seu diagnóstico dificultado, de forma que torna-se necessária a realização de tomografia computadorizada para esclarecer dúvidas, bem como nos nódulos hiperecogênicos que simulam angiomiolipomas.

Considerações Finais ou Conclusões

A US tem função expressiva no diagnóstico das patologias renais, com enfoque na detecção inicial das neoplasias do rim. Nódulos ou lesões císticas que não possam ser caracterizados nos critérios ultrassonográficos de cistos simples, geram a necessidade de avaliação complementar específica.

Palavras Chave

Tumor de rim, Ultrassonografia

Arquivos

Área

USG em Medicina Interna

Autores

João Vitor Gutierrez Rosa, Gabriela Peraira Silva, Leonardo Ferreira Silva Toma, Rejane Maria Ferlin, Fernanda Galvão Canda Kimura Dias