26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

LESÕES DERMATOLOGICAS CÍSTICAS DIAGNOSTICADAS PELA ULTRASSONOGRAFIA EM CRIANÇAS

Objetivos

Na dermatologia, o exame clínico muitas vezes é associado a histopatologia para então ser diagnosticada cada moléstia; entretanto, o exame clínico por si só pode não ser suficiente para um diagnóstico preciso, além do fato das biópsias de pele apresentarem morbidades associadas. Com o avanço tecnológico contínuo, essa certa limitação pôde então ser corrigida, através de tecnologias de imagem auxiliares disponíveis para dermatologistas, o que auxilia e muito no diagnóstico e tratamento das comorbidades da pele. Dentre as tecnologias de imagens emergentes, a ultrassonografia acaba sendo a principal escolha dos profissionais de saúde, já que apresenta muitos benefícios, como fácil acessibilidade, sem necessidade de sedação, ausência de radiação e resolução superior para lesão de partes moles. Ela permite um diagnóstico específico de algumas lesões benignas típicas e ajuda a orientar investigações adicionais, pois fornece informações detalhadas sobre a localização da lesão, caracterização (sólido versus cístico), vascularização e compressibilidade.
OBJETIVOS: Mostrar imagens ultrassonográficas de lesões dermatológicas císticas em crianças.

Método

Trata-se de revisão narrativa da literatura, com coletânea de imagens de artigos em inglês publicados nos últimos 10 anos, através da estratégia de busca “((Skin Diseases)OR (Skin Abnormalities) OR (Skin and Connective Tissue Diseases) OR (Skin Neoplasms) OR (Neoplasms, Adnexal and Skin Appendage)) AND (ultrasound OR ultrasonography)”, realizada no PubMed. Selecionou-se os artigos que estava de acordo com o objetivo desse estudo.

Discussão e Apresentação das Imagens

O diagnóstico de lesões dermatológicas em crianças, como as lesões císticas, pela ultrassonografia tem maior acurácia. Lesões essas como cistos de inclusão epidérmica, pilomatricoma, cistos ganglionares, abscessos, dentre outras afecções. Foram identificados lesões císticas, cujo aspecto ultrassonográfico apresentaram lesões bem delimitadas, ovóides, hipoecoica com realce acústico posterior, algumas com vascularização periférica, ecogenicidade heterogênea com focos calcificados, dentre outras.

Considerações Finais ou Conclusões

A US é capaz de fornecer um diagnóstico específico em algumas condições patológicas dermatológicas em crianças, como tumores de tecidos moles superficiais e lesões semelhantes a tumores. Dessa forma, é possível estreitar o diagnóstico diferencial e identificar lesões que precisam de exames de imagem ou biópsia adicionais. Sendo assim, os achados de US devem sempre ser considerados no contexto da apresentação clínica.

Palavras Chave

Ultrassonografia, pele, criança, dermatologia, ferimentos e lesões

Arquivos

Área

USG em Medicina Interna

Autores

Maria Alice Santana Rezende, Bianca Oliveira Amorim, Giselle Goes, Fernanda Galvão Canda Kimura Dias