26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

ACHADOS ULTRASSONOGRÁFICOS DA ESQUISTOSSOMOSE COM MANIFESTAÇÕES UROGENITAIS

Objetivos

A esquistossomose é uma das mais importantes doenças parasitárias relacionada ao saneamento básico precário. Existem seis espécies de Schistosoma, apenas três estão relacionadas com a doença humana: S. mansoni, S. japonicum e S. haematobium. Enquanto a última está frequentemente relacionada às manifestações urogenitais e câncer de bexiga, as demais estão as manifestações do trato hepatointestinal. O diagnóstico da esquistossomose é feito por meio da análise direta das fezes em busca dos ovos do parasita causador da doença e pela sorologia. No entanto, a baixa sensibilidade do método, principalmente quando há uma carga parasitológica baixa, indica-se os métodos sorológicos. Nos métodos sorológicos, existe a possibilidade de reações cruzadas e não é possível distinguir infecções agudas ou crônicas. A presença de manifestações clínicas ou laboratoriais, como eosinofilia e hematúria sugerem vigência de uma infecção aguda. Entretanto, torna-se imprescindível a ultrassonografia abdominal para descartar lesões e complicações da esquistossomose. Por meio do tratamento de escolha, Praziquantel, alguns estudos sugeriram uma regressão das lesões ultrassonográficas. No entanto, sérias complicações podem se desenvolver mediante uma infecção prolongada, como carcinoma de células escamosas da bexiga, hidronefrose e insuficiência renal.
OBJETIVOS: Revisar, identificar e descrever as características imaginológicas dos achados ultrassonográficos da esquistossomose com manifestações urogenitais.

Método

Trata-se de uma revisão de literatura, com coletânea de imagens, na qual foram usados artigos disponibilizados na base de dados Pubmed dos últimos dez anos que abordavam sobre a ultrassonografia no diagnóstico da esquistossomose com manifestações urogenitais. Foram selecionados os artigos com imagens referentes ao método ultrassonografia.

Discussão e Apresentação das Imagens

Os seguintes achados ultrassonográficos podem ser atribuídos a esquistossomose: espessamento da parede da bexiga ou outros achados sugestivos (calcificações ou lesões parietais), anormalidades no trato urinário (dilatação do ureter ou hidronefrose sem outra causa aparente) e lesões patológicas compatíveis com câncer. Além disso, nos órgãos genitais masculinos, é possível encontrar a prostatite crônica, dilatação dos ductos ejaculatórios e hidrocele.

Considerações Finais ou Conclusões

A rápida identificação e tratamento da doença são fundamentais para prevenir outras infecções e complicações, portanto justifica-se o uso da ultrassonografia abdominal pela sua segurança e eficácia.

Palavras Chave

Esquistossomose, Esquistossomose mansoni, Ultrassonografia, Fígado, Hepatopatia

Arquivos

Área

USG em Medicina Interna

Autores

Fayez Marques Rodrigues, Amanda Paschoal Mendonça, Rejane Maria Ferlin, Fernanda Dias