26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

ACHADOS ULTRASSONOGRÁFICOS DAS LESÕES DERMATOLOGICAS SÓLIDAS MALIGNAS EM CRIANÇAS

Objetivos

Mostrar imagens ultrassonográficas de lesões dermatológicas sólidas malignas em crianças.

Método

Trata-se de revisão narrativa da literatura, com coletânea de imagens de artigos em inglês publicados nos últimos 10 anos, através da estratégia de busca “((Skin Diseases) OR (Skin Abnormalities) OR (Skin and Connective Tissue Diseases) OR (Skin Neoplasms) OR (Neoplasms, Adnexal and Skin Appendage)) AND (ultrasound OR ultrasonography)”, realizada no PubMed. Selecionou-se os artigos que estava de acordo com o objetivo desse estudo.

Discussão e Apresentação das Imagens

O diagnóstico de lesões dermatológicas em crianças, como as lesões sólidas malignas, pela ultrassonografia tem maior acurácia. Lesões essas como gânglios, rabdomiossarcoma, sarcoma sinovial, fibrossarcoma, linfoma subcutâneo, dentre outras afecções. Foram identificados lesões sólidas malignas, cujo aspecto ultrassonográfico apresentaram massas hipoecóicas, heterogêneas, aumento de vascularização intralesional, algumas com contornos mal definidos, presença ou não de linfonodos, lesões hipoecóicas com septos internos ecogênicos, massas com áreas de nerose internamente, dentre outras. Algumas lesões apresentaram sinal de líquido central, sugerindo necrose.

Considerações Finais ou Conclusões

A US é capaz de fornecer um diagnóstico específico em algumas condições patológicas dermatológicas em crianças, como tumores de tecidos moles superficiais e lesões semelhantes a tumores. Dessa forma, é possível estreitar o diagnóstico diferencial e identificar lesões que precisam de exames de imagem ou biópsia adicionais. Sendo assim, os achados de US devem sempre ser considerados no contexto da apresentação clínica. O conhecimento da técnica de US e os principais achados de imagem de uma quantidade significativa de lesões de tecidos moles encontradas em crianças facilitarão o estabelecimento do diagnóstico correto e orientarão o manejo.

Palavras Chave

Ultrassonografia, Dermatologia, Lesões malignas

Arquivos

Área

USG Geral

Instituições

Universidade Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Maria Alice S Rezende, Bianca O Amorim, Leonardo S Piber