26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

ACHADOS ULTRASSONOGRÁFICOS DA ADENOMIOSE – REVISÃO NARRATIVA

Objetivos

Revisar e mostrar os achados ultrassonográficos da adenomiose.

Método

Trata-se de revisão narrativa da literatura com coletânea de imagens de ultrassonografias, de artigos em inglês publicados nos últimos 10 anos, encontrados na base de dados PubMed, através da estratégia de busca: “Adenomyosis AND ((Magnetic Resonance Imaging) OR Ultrasonography OR (Diagnostic Imaging))”. Selecionou artigos que continham imagens de ultrassonografia.

Discussão e Apresentação das Imagens

Os achados na US transvaginal incluem: aumento do volume uterino sem nódulos miomatosos, formato globoso, assimetria entre paredes uterinas, heterogeneidade difusa ou focal, cistos anecóicos no miométrio e estrias radiadas partindo do endométrio. Os cistos miometrais são tidos como um dos sinais mais específicos de adenomise, entretanto estão presentes em apenas 50%dos casos.

Considerações Finais ou Conclusões

Portanto, os achados ultrassonográficos da adenomiose correspondem aos descritos na literatura; porém, são inespecíficos. A ultrassonografia transvaginal é um método eficaz e que tem sido utilizada como a abordagem metodológica de referência para o diagnóstico de adenomiose.

Palavras Chave

Adenomiose, Ultrassonografia, Ginecologia

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Instituições

Universidade Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Nicolli Brigo, Gabriella Isidoro Fernandes, Yasmin Batisteli Lima, Mariana Domingos Labate, Leonardo Souza Piber