Dados do Trabalho
Título
RELATÓRIO AUDIOVISUAL: O FUTURO DA ULTRASSONOGRAFIA?
Objetivos
Avaliar o impacto do relatório audiovisual como ferramenta de melhoria na clareza da comunicação dos relatórios de ultrassonografia para mapeamento de endometriose.
Casuística e Métodos
A pesquisa foi realizados em um serviço de diagnóstico por imagem, na cidade de Sobral, Ceará, no período de junho a agosto de 2022. Foram produzidos 50 relatórios audiovisuais utilizando-se um software para captura de tela (Movavi Screen Recorder) integrado ao aparelho de ultrassonografia e enviado à 10 ginecologistas do Setor de Ginecologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Ceará.
Os exames ultrassonográficos foram realizados com aparelho da marca Samsung®, modelo HS70. O exame foi realizado seguindo a orientação do Consenso do grupo International Deep Endometriose Analysis (IDEA). Foi aplicado um questionário para avaliar a experiência dos ginecologistas solicitantes na utilização dos relatórios audiovisuais como material complementar ao relatório em texto convencional.
Resultados e Discussão
As respostas positivas foram estatisticamente significativas ( p = 0,002, teste exato de Fisher) na maioria das questões, incluindo: se a suspeita clínica de endometriose foi respondida no vídeo; vontade de receber este formato de relatório em outros exames; se o relatório audiovisual tornou os achados de imagem da ultrassonografia mais compreensíveis do que o relatório tradicional; e se o relatório audiovisual era mais rápido de compreender do que o relatório em texto tradicional.
Conclusões
O uso dos relatórios audiovisuais em casos de endometriose profunda é uma nova abordagem para avaliar casos com potencial indicação cirúrgica. Esses resultados prelimirares evidenciam o potencial dessa tecnologia para fornecer relatórios mais envolventes, precisos e personalizados.
Este formato de relatório fornece ao ginecologista solicitante resumos dos casos, apontando e explicando os achados de imagem relevantes, bem como respondendo a perguntas clínicas específicas. Além disso, em nossa avaliação sugere que pode melhorar a comunicação entre os médicos radiologistas/ ultrassonografistas e ginecologistas solicitantes, tornando os achados de imagem mais fáceis e rápidos de entender.
Palavras Chave
Ultrassonografia
Endometriose
Arquivos
Área
USG em Ginecologia e Obstetrícia
Instituições
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Autores
Michel Santos Palheta, Ana Roberta Gomes Severiano, Francisco das Chagas Medeiros