26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

HAMARTOMAS MAMÁRIOS: A IMPORTÂNCIA DA ULTRASSONOGRAFIA PARA O DIAGNÓSTICO

Objetivos

O objetivo deste estudo é de descrever sobre hamartomas mamários enfatizando a importância da ultrassonografia para o diagnóstico.

Método

Revisão da literatura com artigos disponíveis na base de dados da PUBMED, entre os anos de 2002 a 2020, além da apresentação de dois casos clínicos, com o intuito de ilustrar a utilização da ultrassonografia para o diagnóstico de hamartomas mamários.

Discussão e Apresentação das Imagens

Os hamartomas apresentam-se com mais frequência em mulheres na pré-menopausa e pode variar em tamanho de 1 a 20 cm, bem circunscritos, indolores e de crescimento lento. Muito parecido com os fibroadenomas, também podem aumentar de tamanho devido à presença de receptores de estrogênio e progesterona.
A apresentação do hamartoma na utrassonografia diferem amplamente devido à acentuada variabilidade no conteúdo do tecido adiposo e fibroso. Na maioria dos casos, eles aparecem como nódulos sólidos, ovais, circunscritos, paralelos à pele, heterogêneos, com áreas hipoecóicas e bandas hiperecogênicas, refletindo a presença de tecidos adiposo, epitelial e fibroso. A vascularização ao Doppler colorido é ausente.
Abaixo dois casos ilustrativos de nódulos mamários sugestivos de hamartomas, diagnosticados na escola de ultrassonografia (NEXUS) em Brasília:
Caso 1: NDC, de 35 anos de idade, G1P1, MAC: ACO, em 23 de agosto de 2020 apresentou-se para uma avaliação de rotina, sem queixas. Informou que acompanha um nódulo em mama direita desde os 18 anos.
Caso 2: MRS, de 49 anos, G2 P2. Veio em 23 de agosto de 2020, sem queixas, sem pedido médico ou sem exames anteriores.

Considerações Finais ou Conclusões

Alguns hamartomas são irreconhecíveis ecograficamente, apesar do aspecto típico mamográfico e da localização topográfica evidenciada.
Diante da discordância entre esses achados, os médicos devem estar cientes de que o diagnóstico só pode ser preciso quando toda a massa é removida cirurgicamente e visualizada.

Palavras Chave

hamartomas mamários; diagnóstico; ultrassonografia.

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Autores

Adilson Cunha Ferreira, Gessica Kionara Rabêlo Brandão, Fernanda Cardia Martins Ribeiro, Andréa Martins de Oliveira Furtado, Claudia Aparecida Silva Lima