26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

QUILOTÓRAX CONGÊNITO COM PRESENÇA DE UM SEQUESTRO PULMONAR

Objetivos

O quilotórax congênito caracteriza-se pelo acúmulo de linfa na cavidade pleural, no período pré-natal. Sua etiologia é heterogênea e pode estar associada à presença de algumas malformações. Nosso objetivo foi relatar um caso de quilotórax congênito e recorrente identificado no período pré-natal secundário a um sequestro pulmonar.

Descrição do Caso

A gestante apresentava 24 anos e possuía ultrassonografia obstétrica realizada com 32 semanas que evidenciava feto com duas áreas de maior ecogenicidade no interior do tórax, que poderiam corresponder a um pulmão hipoplásico ou sequestro pulmonar. No exame com 33 semanas, notou-se também polidramnia e derrame pleural em hemitórax esquerdo, com desvio da área cardíaca para a direita. A ecocardiografia fetal mostrou coração desviado para a direita. A criança nasceu de parto cesáreo, pesando 2500 gramas e com escores de Apgar de 0 no primeiro minuto e de 2 no quinto. Nasceu em parada cardiorrespiratória, necessitando ser prontamente entubado e colocado em ventilação mecânica. Evidenciou-se derrame pleural bilateral, tendo sido colocados drenos no tórax. A criança recebeu surfactante e antibióticos. Devido a um quadro de hipertensão pulmonar permanente, iniciou com óxido nítrico, e se colocou um segundo dreno à direita, para drenagem de pneumotórax. A avaliação cardiológica, com ecocardiografia, revelou função sistólica diminuída e dextroposição cardíaca. A criança apresentou novo derrame pleural à esquerda, realizando-se toracocentese, e passado novo dreno de tórax. A análise do líquido pleural foi compatível com o diagnóstico de quilotórax. A ultrassonografia de tórax mostrou uma massa intratorácica à esquerda, em intima relação com o diafragma, hiperecogênica, multilobulada, medindo 4 cm x 2,7 cm. A angiotomografia computadorizada de tórax evidenciou um sequestro pulmonar do tipo extralobar. A toracotomia exploradora confirmou este diagnóstico.

Diagnóstico e Discussão

O quilotórax congênito pode ocorrer isoladamente ou em associação com outras malformações e síndromes, incluindo o sequestro pulmonar, como neste caso.

Considerações Finais ou Conclusões

Nosso relato salienta a importância da avaliação do tórax, através de exames de imagem, em casos de quilotórax congênito, para se excluir a possibilidade da presença de anormalidades associadas.

Palavras Chave

Ultrassonografia Pré-Natal; Derrame Pleural, Quilotórax; Sequestro Pulmonar.

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Autores

Julio Pasquali Andrade , Rafael Fabiano Machado Rosa , Jorge Alberto Bianchi Telles , Samuel Carel Land, Bibiana Souza Boger , Larissa Prado Fontoura