26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

SINAIS ECOGRÁFICOS DA ADENOMIOSE: ENSAIO PICTÓRICO

Introdução e Objetivos

A adenomiose é definida como a presença de glândulas endometriais ectópicas e estroma dentro do miométrio. É uma doença do miométrio interno e resulta da infiltração do endométrio basal no miométrio subjacente. A ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética são as principais modalidades de imagem para o diagnóstico dessa doença. A assimetria da espessura das paredes uterinas, cistos intramiometriais, ilhas hiperecogênicas intramiometriais, miométrio com sombreamento em formato de leque, sinais de interrupção da zona juncional são os achados ultrassonográficos mais frequente para estabelecer a presença de adenomiose. A adenomiose pode aparecer como uma forma difusa ou focal. Neste artigo foram ilustrados os achados ultrassonográficos de adenomiose com o objetivo de difundir a importância desses sinais para o diagnóstico dessa doença.

Casuística e Métodos

Os achados descritos neste estudo foram obtidos de casos confirmados de adenomiose, foram respeitadas as normas de conduta e os princípios éticos, segundo a Declaração de Helsinque (1975), e desenvolvida em um serviço de diagnóstico por imagem no município de Sobral – Ceará, Brasil. A técnica utilizada foi baseada no protocolo definido pela opinião consensual da Morphological Uterus Sonographic Assessment (MUSA).

Descrição das Imagens, Comentários e/ou Discussão

A extensão da lesão miometrial pode ser estimada subjetivamente com porcentagem de acordo com o volume de miométrio envolvido. As lesões miometriais de adenomiose determinaram assimetria das paredes uterinas. Sombras acústicas podem surgir das margens de lesões. Este tipo de faixas acústicas pode ser causado por estruturas microcísticas sobrepostas. As ilhas ecogênicas são áreas hiperecogênicas dentro do miométrio e podem ser regulares ou irregulares. Os cistos miometriais são lesões arredondadas dentro o miométrio e o conteúdo destes cistos podem ser anecóico ou de ecogenicidade mista.

Considerações Finais ou Conclusões

Os achados ecográficos descritos demonstram a utilidade da ultrassonografia para o diagnóstico da adenomiose. Em casos clinicamente suspeitos de adenomiose, a USTV poderá ser a ferramenta inicial para o diagnóstico por imagem. Estes sinais ecográficos devem ser relevantes para os médicos que fazem exames de USTV na prática do dia a dia e para pesquisas clínicas.

Palavras Chave

Adenomiose difusa; Adenomiose focal; Adenomiose; Ultrassonografia transvaginal; miométrio.

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Autores

MICHEL SANTOS PALHETA, ANA ROBERTA GOMES SEVERIANO, MARIA CLARA CARVALHO, STEFANNY CAMPELO LOPES ARAGAO, MARIA NATALIA FERREIRA DE ANDRADE LIMA, LIVIA PEDROZA BARROSO IBIAPINA