26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

HEMATOMA SUBAMNIÓTICO NO TERCEIRO TRIMESTRE DA GESTAÇÃO: RELATO DE CASO

Objetivos

O hematoma subamniótico é um tipo de hematoma placentário localizado entre a placenta e a cavidade amniótica. Representa 4% dos hematomas intrauterinos, sendo considerado achado ultrassonográfico incomum no terceiro trimestre da gestação. O hematoma subamniótico é o resultado da ruptura de vasos alantocoriônicos, geralmente próximos à inserção do cordão, com sangramento de baixa pressão destes vasos, entre a membrana amniótica e a superfície da placenta. Apresenta-se como uma imagem hipoecóica, homogênea, sem fluxo ao Doppler, na superfície da placenta. Trata-se de um hematoma de incidência é baixa e correlação clínica variável, sendo geralmente assintomático.

Descrição do Caso

A.C., 43 anos, idade gestacional de 35 semanas, gestação proveniente de fertilização in vitro, submetida a ultrassonografia de rotina obstétrica. A paciente estava assintomática. Neste exame foi observado descolamento na superfície placentária, com conteúdo hipoecóico, homogêneo, que apresentou movimentação durante o exame, sem fluxo ao Doppler. Este descolamento foi observado na superfície placentária em dois locais, próximo a inserção do cordão e próximo a margem placentária, com medidas de 6 cm e 10 cm de extensão e 2,0 cm de espessura, respectivamente. A vitalidade fetal estava preservada, com Doppler normal de artéria umbilical. Realizado controle ultrassonográfico semanal até 37 semanas, com discreto aumento nas dimensões do hematoma.

Diagnóstico e Discussão

O risco de hematoma subcoriônico e desfecho negativo é maior em pacientes submetidas a fertilização in vitro, história anterior de abortamento e idade maior que 35 anos. Estes fatores que podem estar relacionados a possível deficiência ou desbalanço hormonal ou endometrial.
Devido ao aumento do hematoma e risco de descolamento placentário, principalmente na localização próxima a margem placentária, foi indicado resolução da gestação através de cesária com 37 semanas.

Considerações Finais ou Conclusões

O hematoma subamniótico é um tipo de hematoma placentário de incidência baixa durante a gestação. A sua causa não está completamente estabelecida. Acredita-se que o hematoma seja um sinal ultrassonográfico precoce de invasão trofoblástica inadequada. A realização da ultrassonografia obstétrica com adequada e minunciosa avaliação placentária é muito importante, permitindo seu diagnóstico e seguimento.

Palavras Chave

hematoma placentário, hematoma subamniótico, descolamento placentário

Arquivos

Área

USG em Ginecologia e Obstetrícia

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Lucia Regina Marques Gomes Delmanto, Armando Delmanto, Rafaela Cardoso Ribeiro Barros, Ana Gabriela Pontes, Benedito Sousa Ameida-Filho, Eliana Aguiar Petri Nahas