26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

A importância da ultrassonografia abdominal na avaliação do ducto de Wirsung. Relato de caso: dilatação isolada do ducto.

Objetivos

Relatar um caso de dilatação isolada do ducto de Wirsung sem outros achados ecográficos.

Descrição do Caso

Paciente do sexo feminino, 70 anos, hipertensa, diabética e sobrepeso, previamente sem queixas. Referia gastroplastia redutora, colecistectomia e episódio de pancreatite. Portadora de úlcera duodenal. Exame prévio de 02/10/2020 não havia relato de alterações. A ultrassonografia abdominal revelou uma dilatação do ducto pancreático principal, com diâmetro anteroposterior de 10,8 mm (corpo) e 6,8 mm (cauda) sem outros achados e sem dilatação das vias biliares intra-hepáticas.

Diagnóstico e Discussão

O ducto pancreático apresenta-se como uma fina linha hipoecóica delimitada por duas margens ecogênicas. Seu valor normal relatado varia entre 1-3,5 mm (cabeça: 3,5 mm, corpo: 2,5 mm e cauda: 1,5 mm). O limite superior do ducto principal é de 2,5 mm no corpo. Normalmente o ducto pancreático não é visualizado. A dilatação do ducto pancreático é um sinal indireto da presença de um possível processo neoplásico. A diferenciação entre pancreatite e doença neoplásica é difícil. No caso de o diâmetro do ducto principal ultrapassar a metade da espessura do parênquima pancreático, a etiologia mais provável é a neoplásica. Na pancreatite há uma dilatação em toda a extensão do ducto, enquanto nas neoplasias o ducto dilata somente a montante da lesão, o chamado “sinal do ducto interrompido”.

Considerações Finais ou Conclusões

Para o diagnóstico de câncer de pâncreas em estágio inicial, é importante estar atento as queixas clínicas dos pacientes como dor epigástrica, dor nas costas, perda de peso corporal e piora do diabetes. A ligeira dilatação do ducto pancreático principal é um sinal de alto risco para câncer de pâncreas. O exame sistemático de indivíduos de alto risco é recomendado para a detecção precoce do câncer de pâncreas.

Palavras Chave

Ultrassonografia, pâncreas, ducto de Wirsung

Arquivos

Área

USG em Medicina Interna

Instituições

NEXUS - Distrito Federal - Brasil

Autores

ADILSON CUNHA FERREIRA, FERNANDA CARDIA MARTINS RIBEIRO, ANDREA MARTINS OLIVEIRA FURTADO, Cláudia Aparecida Silva Lima, Lúcia Pedrosa Barbosa