26° Congresso Brasileiro de Ultrassonografia da SBUS

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS ULTRASSONOGRÁFICOS DE PLASMOCITOMAS MÚLTIPLOS SECUNDÁRIOS EM PACIENTE COM MIELOMA MÚLTIPLO

Objetivos

O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia hematológica em que menos de 10% dos doentes apresentam alguma manifestação cutânea. Os plasmocitomas cutâneos secundários (PCS) são lesões específicas do MM que podem surgir por contiguidade (a partir de lesão óssea subjacente) ou por disseminação hematogênica. OBJETIVO: Relatar características ultrassonográficas do PCS.

Descrição do Caso

Homem, 71 anos, com diagnóstico de MM, apresentando lesões cutâneas pruriginosas há 1 ano. Ao exame dermatológico, haviam múltiplas placas e nódulos eritemato-violáceos, endurecidos, não ulcerados nos membros e no tronco.

Diagnóstico e Discussão

Realizada ultrassonografia de alta frequência de um nódulo no membro inferior esquerdo: epiderme preservada, discretamente espessada, presença de lesão hiperecóica multilobulada ocupando todo o subcutâneo, até fáscia muscular. Presença de pouca vascularização ao Doppler. Exame anatomopatológico e estudo imunohistoquímico (CD117 negativo, CD138 positivo, CD20 positivo fraco, CD3 negativo, CD34 negativo, CD56 positivo em raras células, Kappa positivo, Lambda negativo, Mieloperoxidase negativo) favoreceram a hipótese clínica de plasmocitoma. As manifestações cutâneas do MM surgem mais comumente em estágios mais avançados da doença. Os PCS são resultado da infiltração cutânea por células plasmocitárias neoplásicas. Se apresentam como placas ou nódulos eritemato-violáceos endurecidos localizados na cabeça, no tronco e/ou nos membros. Anatomopatológico é necessário para o diagnóstico, sendo o estudo imunohistoquímico fundamental. A presença de positividade para CD138 define a presença de células de linhagem plasmocitária. A imunomarcação para cadeias kappa ou lambda indica processo clonal das células, diferenciando de estados inflamatórios. Cenário de prognóstico ruim, com indicação de tratamento paliativo.

Considerações Finais ou Conclusões

Até o momento, não encontramos descrição ultrassonográfica de PCS na literatura. Sua caracterização é importante para auxiliar na investigação diagnóstica e nos diagnósticos diferenciais.

Palavras Chave

Plasmocitoma, Mieloma Múltiplo, Ultrassonografia, Anormalidades da Pele.

Arquivos

Área

USG Geral

Autores

Thais Feres Moreira Lima, Isabela Espagolla Santos, Fernanda Sinkos, Evelyn Freitas Rodrigues, Mariana Lopes Ferrari, Paula Tavares Colpas